Sociedade
20 Dezembro de 2021 | 12h12

INICIATIVA DA PRIMEIRA-DAMA DA REPÚBLICA

Peça teatral “Pai Natal Angolano” encanta crianças e adolescentes da REMAR

Um total de 120 crianças e adolescentes do Centro de Acolhimento REMAR assistiram a uma sessão de teatro musical infantil denominado "Pai Natal Angolano”, neste domingo, 19 de Dezembro, no auditório Horizonte Njinga Mbande.


A presença destas crianças nesta sessão de teatro foi uma iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, visando dar sequência às festividades de natal no âmbito do projecto "Roda do Amor”.

 

A peça teatral conta a história de uma menina de nome Kendra, que ao dormir sonha com um "Pai Natal Angolano”, que a faz acreditar em um natal feliz junto da sua família, apesar do vírus da COVID-19 impedir a mobilidade de bens e pessoas.

O objetivo da peça infantil é ensinar as regras básicas de biossegurança e renovar a esperança das crianças em dias melhores nesta fase de pandemia que assola o mundo e o nosso país.

Durante a apresentação da peça teatral foi visível o interesse das crianças e adolescentes do Centro de Acolhimento Remar ao assistir cada detalhe do "Pai Natal Angolano”.

Ainda nostálgica, depois de assistir a peça teatral, a adolescente Jéssica Pinto, de 14 anos, afirmou estar muito feliz por ter participado e agradeceu a Primeira-Dama pela oportunidade de assistir uma peça teatral que mudou a sua forma de ver as coisas.

"Isto que ela faz é para dar mais alegria para aqueles que não têm família, aqueles que não estão no seio dos seus familiares, para não poderem se preocupar”, acrescentou.

Em poucas palavras, Elias Simão expressou a sua gratidão à Primeira-Dama da República, desejando que tenha "um feliz natal, um próspero ano novo e que DEUS esteja com ela”.

 

A actriz Sofia Buco, criadora e responsável da peça teatral, louvou a iniciativa da Primeira-Dama em proporcionar às crianças do Centro de Acolhimento Remar, um momento de aprendizagem e lúdico, especialmente numa fase onde há escassez de conteúdos para os mais pequenos.

 

"Isso para nós é muito bom, nós estamos muito felizes. Quem não aconteça só hoje aqui, mas que estendam para outros projectos, outros grupos de teatro, outras produtoras, porque são conteúdos que as crianças merecem e infelizmente há pouco para a idade delas. Por isso, penso que temos que continuar a trabalhar”. 

 

O actor David Caracol, um dos membros do elenco que interpretou o "Pai Natal Angolano” disse sentir-se inspirado pela "sensibilidade da Primeira-Dama” em atender crianças desfavorecidas, proporcionando-lhes diversão e conhecimento ao mesmo tempo.

"Não é qualquer pessoa que tem um coração para poder pensar nas crianças numa época dessa, de festa e com outras preocupações. Para mim, é de uma grande sensibilidade, então os nossos agradecimentos, porque trazer estas crianças para podermos trocar com elas alguma experiência, trocar alguma energia, poder passar para elas alguma indicação e orientações é muito bom”, declarou.

 

Quem também não escondeu a sua satisfação é a actriz Ana Sofia Sapateiro, que deu vida a personagem principal da peça teatral: a menina sonhadora Kendra. "Sinto-me muito bem, estou feliz pelas crianças e também tenho orgulho do que está a acontecer", manifestou.