Governo
18 Janeiro de 2022 | 21h01

INCUBADORA TECNOLÓGICA

Digital.ao disponível para jovens angolanos e da África Austral

A juventude angolana conta com uma Incubadora Tecnológica, denominada "Digital.ao”, inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço, na manhã desta terça-feira, 18 de Janeiro, no bairro do CTT, em Luanda.

Com objectivo de transformar ideias inovadoras de jovens angolanos em negócios produtivos e sustentáveis no ramo tecnológico, o Presidente da República, João Lourenço, disse que a incubadora vai servir também aos outros países da região.

"Este investimento serve aos jovens angolanos de uma forma geral. E, pelo que acabo de ser informado, pelo menos com relação ao Centro de Certificação quer da CISCO, quer da Huawei, recebemos também formandos de outros países daqui da região”, disse o Presidente da República, tendo garantido que a incubadora representa uma oportunidade de formação, para que possam mais facilmente serem absorvidos pelo mercado de trabalho.

A Digital.ao é um investimento de elevado significado que vai oferecer oportunidades de emprego e fomento do auto-emprego, através das suas especializações, bem como do espaço de incubação, acompanhamento e mentoria.

Para João Lourenço, que falava à imprensa no final da visita inaugural, este é o aspecto de realce da criação da incubadora tecnológica.

"Ao meu ver, este é o aspecto mais importante do que se consegue alcançar aqui deste centro. Não só lançarem os jovens para o mercado de trabalho, em termos de tecnologia de informação, comunicação e não só. Mas, dar-lhes a possibilidade deles próprios desenvolverem o seu próprio negócio”, realçou.

O Presidente da República deu a conhecer que a província do Uíge conta com um projecto do género, apesar de ser de menor dimensão, e garantiu a sua expansão a nível do país, com objectivo de encurtar a distância de quem procura os serviços.

"É evidente que não podemos pôr um por província. Mas, talvez localizá-los por regiões de forma que facilitemos a deslocação dos jovens em distâncias mais curtas, para poderem beneficiar por igual das mesmas oportunidades”, referiu.

No final da conferência de imprensa, João Lourenço apelou ao bom uso das novas tecnologias de informação, para benefício próprio, das suas famílias e da sociedade.

Aqueles que não utilizam estas ferramentas para o bem, foi-lhes solicitado a se absterem das más práticas.

A incubadora tecnológica visa igualmente potenciar pequenas, médias e grandes empresas.

As suas instalações têm dois edifícios, sendo o principal com três pisos, onde estão seis salas para startups, com capacidade para albergar em simultâneo cerca de 25 empreendedores, sala de reuniões, de videoconferência, de certificação internacional, laboratório de reparação de computadores, sala de registo de domínio.ao, fábrica de software, sala de hospedagem de páginas web e correio corporativo, salas de mentoria e acompanhamento de startups.

No segundo edifício, com um piso e voltado essencialmente para qualificações técnico-profissionais, encontram-se as salas de especialização em montagem e instalação de câmara de vídeovigilância, de especialização em reparação, manutenção e configuração de computadores, impressoras e telemóveis, sala de especialização CISCO e Huawei, em configuração, desenho e instalação de redes de computadores.

O acto de inauguração da Incubadora Tecnológica "Digital.ao” contou com a presença de vários membros do Governo.