Governo
29 Novembro de 2021 | 21h11

INAUGURAÇÃO ACONTECE AMANHÃ

Hospital sanatório transformado em complexo de doenças cardio-pulmonares

As obras de reabilitação e expansão do Hospital Sanatório de Luanda estão concluídas. Esta infra-estrutura hospitalar agora denominada "Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardial Dom Alexandre de Nascimento”, vai ser inaugurada amanhã, 30 de Novembro, pelo Presidente da República, João Lourenço.

A capacidade de internamento é de 300 camas, mas o hospital pode atender muito mais pacientes, com e sem tuberculose, no serviço de ambulatório que passa a integrar  um departamento de acidentes e emergências, área de fisioterapia e um centro de diagnóstico não invasivo.

O Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonar Cardial Dom Alexandre de Nascimento terá ainda quatro salas de operações e duas de procedimentos de broncoscopia, salas de tomografia axial computadorizada, conhecida por TAC, de ressonância magnética, rádio fluoroscopia, raio-X, um laboratório principal, e laboratórios de cateterismo e relaxamento volumétrico, salas especializada para operação cardio-pulmonar, de angiografia e de medicina nuclear.

Um serviço de esterilização, uma farmácia e uma Morgue fazem parte igualmente do complexo hospitalar, que neste momento tem  538 profissionais de saúde, sendo 25 médicos, 18 angolanos e sete cubanos, 215 enfermeiros e 298 funcionários de apoio.

Estes profissionais vão cuidar de pacientes adultos e crianças com tuberculose multirresistente, alguns dos quais seropositivos. Haverá também enfermarias para pacientes cirúrgicos infectados e não infectados, bem como camas para tratamento intensivo.

Para capacitar os seus quadros, o complexo hospitalar dispõe de um centro de formação equipado com salas de simulações de unidade de cuidados intensivos, de bloco operatório e de múltiplas funções, de Ressuscitação e de simulação de observação, além de uma sala de estudos de casos e um auditório para formação profissional.

A produção de oxigénio será feita no hospital, igualmente com serviços de refrigeração, energia alternativa, 450 vagas na área de estacionamento e um moderno e atractivo arranjo paisagístico.

Antes das obras de reabilitação e expansão, o Hospital Sanatório de Luanda, construído 1972, encontrava- se num estado avançado de degradação e com condições precárias de atendimento ao público.

Em Dezembro de 2017, o Presidente da República, João Lourenço, visitou essa unidade hospitalar, e orientou, depois do que viu, a reabilitação imediata e sua expansão, para melhor atender os pacientes.  

O Hospital Sanatório de Luanda foi a primeira unidade sanitária visitada por João Lourenço, após a tomada de posse como Presidente da República.

As obras de reabilitação e expansão do Hospital Sanatório de Luanda arrancaram em Março de 2018 com a empresa Omatapalo,  que emprega 1.678 trabalhadores, sendo 1.594 angolanos e 84 estrangeiros.

Nessa altura, os doentes internados foram acomodados em instalações provisórias, construídas para o efeito.

O Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonar Cardial Dom Alexandre de Nascimento,  localizado no município de Kilamba Kiaxi, na província de Luanda, ocupa uma área construída de mais de 36 mil metros quadrados e está vocacionado para diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias, principalmente da tuberculose.