Governo
26 Julho de 2022 | 11h07

HOMENAGEM

Apresenta projecto do futuro Memorial às Vítimas dos Conflitos Políticos

O projecto de construção do Memorial em homenagem às Vítimas dos Conflitos Políticos, ocorridos entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, foi apresentado ao público, esta quinta-feira, 21 de Julho, em Luanda. 

O memorial, inicialmente construído na zona da encosta da Boavista, vai agora ser edificado na parte lateral do Memorial Dr. António Agostinho Neto, na nova Marginal. 

Denominada "Aliança eterna”, a principal estrutura do futuro Memorial às Vítimas dos Conflitos Políticos, com 35 metros de altura e nove pisos, será constituída por dois blocos articulados entre si, cujas características parecem um abraço como um símbolo de pedido de perdão.  

O espaço do memorial também vai albergar um edifício técnico, uma loja de recordações, um espaco de acervo digital, uma sala de convenções e de exposições, bem como um parque de estacionamento para 106 viaturas e uma praça para visitas com componente paisagista atractiva.

No acto de apresentação do projecto, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, disse que a inauguração do monumento será o culminar de um processo de construção, pedra a pedra, do grande edifício do perdão e da reconciliação entre os angolanos.

"Neste local, envolvido no seu perímetro pelo Memorial António Agostinho Neto, a imponente Assembleia Nacional e o futuro monumento de sepultamento de altos dignitários, os partidos políticos, as igrejas, as organizações da sociedade civil, os homens, as mulheres, os jovens, as crianças e todos os cidadãos deste belo e imenso país, se encontrarão para celebrar a harmonia, a reconciliação e o perdão entre os angolanos, de Cabinda ao Cunene e do mar a Leste”, disse.

Segundo o Francisco Queiroz, as obras de edificação do Memorial às Vítimas de Conflitos Políticos marcam o início da terceira fase dos trabalhos da CIVICOP, rumo à reconciliação de todos os angolanos, tendo garantido o empenho de toda equipa até a conclusão do projecto. 

"Tal como até aqui, a CIVICOP, os seus órgãos internos e todos os seus membros continuarão comprometidos com o projecto, trabalhando com espírito de missão até ao objectivo final, sob a orientação esclarecida do Presidente João Lourenço”, garantiu.

No âmbito das amplas tarefas da CIVICOP, coube ao Gabinete de Obras Especiais a missão de conceber o Memorial, infra-estrutura a ser executada ao abrigo do Despacho Presidencial nº 73/19, de 16 de Maio, que criou a Comissão para Elaboração do Plano de Acção para homenagear as vítimas dos concílios políticos. 

O concurso público para contratação do empreiteiro da obra do futuro Memorial às Vítimas dos Conflitos Políticos, já está a decorrer, estando prevista a sua conclusão no próximo mês de Agosto. 

O director do Gabinete de Obras Especiais, Leonel Cruz, informou que a obras deste Memorial devem iniciar em 2023 e estarem concluídas 16 meses depois. 

"Em pleno mês de eleições, não restará outra alternativa senão aguardar pelo empossamento do novo Governo para solicitar a competente autorização da despesa, submeter o contrato ao visto preventivo do Tribunal de Contas, antes de iniciarmos a obra, que terá uma duração de 16 meses”. 

O acto de apresentação do projecto de construção do Memorial às Vítimas dos Conflitos Políticos contou com a presença de vários membros do poder Executivo, Legislativo e Judicial, membros do Corpo Diplomático acreditado em Angola, membros da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), representantes de partidos com assento parlamentar e autoridades eclesiásticas.