Governo
11 Janeiro de 2022 | 15h01

GRÉCIA QUER COOPERAR COM ANGOLA EM DIFERENTES SECTORES

A República da Grécia quer cooperar com Angola nos sectores do Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação.

A intenção foi manifestada esta terça-feira, 11 de Janeiro, ao Presidente da República, João Lourenço, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikolaos Dendias, numa audiência, no Palácio Presidencial.

Em declarações à imprensa, Nikolaos Dendias referiu que o seu país tem interesse em estender as suas relações em África, tendo Angola como um importante parceiro.

"Sabemos que Angola é um país bastante importante a nível de África. Por isso, vamos cooperar com Angola no sentido de entender melhor o continente africano e sobre como poderemos interagir”, disse.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, considerou a possibilidade das relações serem elevadas a um nível trilateral, envolvendo a Grécia, Angola e Portugal.

"Também podemos cooperar em termos trilateral, isto é, Grécia, Angola e Portugal para ajudar-nos a entender o continente africano”, frisou.

Nikolaos Dendias revelou que Angola recebeu da Grécia uma doação de 100 mil doses da vacina "Johnson e Johnson” contra a COVID-19, e que há abertura do seu país para uma possível cooperação no sector da saúde.

"Para além dessa oferta, também há abertura para transmitirmos Know-how ao Governo angolano, em termos de gestão dessas vacinas, e a maneira mais propícia para fazer chegar aos seus destinatários”, realçou.

O  chefe da diplomacia grega considerou também a possibilidade dos dois países cooperarem na área de segurança marítima, pois a Grécia possui uma das maiores frotas comerciais navais.

Neste âmbito, disse existir já um convide para cadetes angolanos serem formados em academias navais da Grécia, uma das melhores a nível do mundo.

Para o incremento das relações bilaterais, o diplomata grego deu a conhecer que a Presidente do seu país, Katerina Sakellaropoulou, convidou o Chefe de Estado angolano para uma visita  à Grécia.