Sociedade
24 Abril de 2021 | 15h04

GOVERNO ADOPTA MEDIDAS PARA EVITAR CRISE DE SAÚDE PÚBLICA

O Governo esta a tomar todas as medidas necessárias para evitar uma crise de saúde pública, garantiu a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Durante a conferência de imprensa sobre a situação do lixo em Luanda, realizada este sábado, 24 de Abril, Sílvia Lutucuta, que admitiu a possibilidade de existência de um risco eminente de um surto de cólera pela actual situação de salubridade da cidade de Luanda.

A cólera, explicou, depende fundamentalmente de dois determinantes sociais de saúde, nomeadamente o acesso à água potável e ao saneamento básico.

Para reverter o quadro, Sílvia Lutucuta disse que o Governo esta a tomar medidas que visam eliminar os focos de lixo acumulados nos vários municípios e com isso excluir os factores de risco que contribuem para o surgimento desta doença.

A ministra disse ainda que foram reforçadas as medidas de vigilância epidemiológica e para o despiste da cólera, e até ao momento nenhum caso foi notificado em Luanda. 

A governante apelou aos cidadãos a prevenirem-se da cólera, adoptando medidas simples como ferver a água para beber, lavar as mãos com água e sabão, varrer o quintal, recolher o lixo e não deitá-lo em qualquer sítio.