Província
21 Junho de 2020 | 23h29

GOVERNADORA VISITA OMBALA MBALUNDO

A Governadora do Huambo, Lotti Nolika, visitou neste domingo, 21/06, a Ombala Mbalundo, no município do Bailundo, 75 quilômetros à norte da sede da província, num reencontro com a história, cultura, usos e costumes do grupo etnolinguístico Ovimbundu.

A Governadora do Huambo, Lotti Noloka, visitou neste domingo, 21/06, a Ombala Mbalundo, no município do Bailundo, 75 quilômetros à norte da sede da província, num reencontro com a história, cultura, usos e costumes  do grupo etnolinguístico Ovimbundu.

Lotti Nolika, foi recebida pelo Rei Ekuikui V, Armindo Francisco Kalupeteka, e a corte real da ombala, de quem ouviu testemunho oral da história daquele reino, desde a sua institucionalização, cronologia dos soberanos, até ao actual rei. Foram 36 réis, de uma lista onde se destacam, entre outros, Katiavala, o fundador, e Ekuikui II, tido como “o pacificador".

A governante visitou as várias instituições que compõem o reino, desde as 35 residências da corte, passando pelo palácio do rei, até aos akokotos, lugar onde se conservam os crânios dos reis. Entretanto, a ombala  dispõe de infrastruturas sociais de apoio às comunidades, como a escola primária de 12 salas de aulas e um posto médico.

Lotti Nolika, visitou igualmente o morro Halavala, local onde jazem os restos mortais dos reis Katiavala, Ekuikui II e Ekuikui IV. No final da sua jornada depositou uma coroa de flores na estatueta do rei Ekuikui II.