Governo
19 Março de 2022 | 21h03

FOMENTO DA PRODUÇÃO NACIONAL

Mais de 52 mil famílias vão receber kits agrícolas

Mais de 52 mil famílias e um número ainda não identificado de agricultores serão beneficiados com kits agrícolas, que incluem fertilizantes, sementes, pesticidas e pulverizadores, visando a melhoria do processo produtivo.

 

A informação foi prestada pelo coordenador da Reserva Estratégica Alimentar (REA), Eduardo Machado, esta sexta-feira, 18 de Março, durante o CaféCIPRA, que nesta segunda edição abordou "O fomento da produção nacional e a sustentabilidade da Reserva Estratégica Alimentar”

 

Eduardo Machado esclareceu que a Reserva Estratégica Alimentar visa assegurar a oferta e acesso aos fertilizantes a crédito, e garantir a compra dos excedentes da produção familiar e comercial, no âmbito do Programa de Fomento da Produção Nacional.

 

O coordenador avançou que as políticas de fomento à produção nacional estão articuladas com o Ministério da Agricultura e Pescas e o Ministério da Economia e Planeamento.

 

O estoque mínimo da reserva alimentar do país possui actualmente 354 mil toneladas dos 11 produtos identificados.

 

"Naturalmente, nós não vamos fomentar os 11 produtos. Mas sim aqueles que no nosso entender são mais competitivos”, esclareceu, adiantando que, até ao dia 15 de Março, havia em armazém 88 mil toneladas de milho, que vão permitir manter 18 mil toneladas de fuba de milho.

 

Eduardo Machado esclareceu que é preciso ter o grão de milho para depois ser processado em farinha, para o consumo humano, em ração animal, e outras aplicações industriais.

 

Para o coordenador da REA, faz todo sentido promover a produção nacional, para que se possa controlar os factores de produção e os custos, bem como reforçar a capacidade da REA, de forma independente, para melhor geri-la, sem recurso à importação.