Economia
06 Julho de 2020 | 11h51

Estratégia de Exploração de hidrocarbonetos junta especialistas

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) reuniram na manhã de hoje, 02 de Julho, no auditório do MIREMPET, em Luanda, dezenas de especialistas para análise da Estratégia de Exploração de Hidrocarbonetos no período de 2020-2025.

Presidido pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, o encontro teve a coordenação da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), na pessoa do seu PCA, Paulino Jerónimo, que o conduziu, e a apresentação do Director de Exploração, Adriano Sebastião, auxiliado por Hermenegildo Gomes, também da Direcção de Exploração.

O certame, o primeiro do género, buscou encontrar consensos na procura da melhor forma de explorar os hidrocarbonetos no território nacional com o intuito de atenuar o actual declínio da produção. O documento visa ainda expandir o conhecimento global das potencialidades do País em termos de ocorrência de hidrocarbonetos ao longo do onshore (bacias interiores) e offshore (plataforma marítima).

Terminadas as discussões e recolhidas as contribuições dos geocientistas, o documento será remetido à apreciação e aprovação do Conselho de Ministros.

“A ideia era ter a Estratégia já aprovada nesta fase, mas a situação da pandemia da COVID-19, entre outros, levou-nos a este atraso” disse o Ministro Diamantino Azevedo. Contudo, “trabalha-se para que até 15 de Julho seja dada a entrada no Secretariado do Conselho de Ministros”, colmatou o dirigente.