Governo
07 Maio de 2022 | 16h05

ESTE ANO

Ministério da Saúde vai admitir oito mil novos profissionais

O Ministério da Saúde vai anunciar a abertura de um concurso público, ainda este mês, para admitir oito mil novos profissionais que deverão trabalhar nas novas unidades sanitárias já em funcionamento e em construção. 

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, na manhã de hoje, 6 de Maio, no final da visita do Presidente da República, João Lourenço, às obras do futuro Hospital Geral de Cacuaco, na centralidade do Sequele, em Luanda. 

De acordo com a ministra, o Governo pretende admitir cerca de 24 mil novos profissionais, nos próximos três anos. 

 "Ainda este mês, vamos fazer o anúncio do concurso público deste ano com oito mil novos profissionais, que já vão direccionados para para as unidades sanitárias do PIIM e para estas unidades que nós estamos a criar”.

Na futuras instalações do Hospital Geral de Cacuaco, depois de ter visitado as obras de construção do Hospital do Zango, o Chefe de Estado efectuou uma visita pormenorizada, percorrendo todo o perímetro da obra, enquanto recebia explicações sobre o seu estado de evolução, os serviços que ali serão prestados e sobre a sua conclusão, prevista para 2023.

A nova unidade sanitária de nível secundário terá uma capacidade de 300 camas e múltiplas valências, nomeadamente serviços de oncologia com quimioterapia e radioterapia, hemodiálise, urgências, maternidade, blocos operatórios, morgue e outros serviços diferenciados que vão diminuir as evacuações para os hospitais de nível terciários e aliviar, em grande medida, a pressão assistencial nos hospitais de referência.

Sílvia Lutucuta destacou que o sector está a dar uma atenção especial aos serviços pediátricos, razão pela qual os novos hospitais gerais terão mais camas para atendimento às crianças, sem deixar de prestar atenção contínua aos cuidados primários de saúde.

"Vamos continuar a trabalhar na prevenção, a trabalhar nas infraestruturas dos cuidados primários de saúde, continuar a melhorar a logística e continuar com as admissões, porque dos 33 mil profissionais que foram admitidos nos dois concursos e nas quotas adicionais, 80 por cento estão nos municípios. Portanto, vamos continuar a fortalecer o nosso serviço de saúde, fortalecendo os cuidados primários e garantindo também uma assistência diferenciada”, assegurou.

O director do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, Manuel Varela, garantiu que todas as unidades sanitárias que estão a ser construídas no âmbito do PIIM vão ser inauguradas ainda este ano. 

"Todas elas foram programadas para o seu término até final do ano. Ainda este mês, e o próximo, vamos ter cerca de quatro unidades a serem inauguradas, num total de sete que temos aqui em Cacuaco no âmbito PIIM. Pensamos que com essas estruturas já levantadas e concluídas vamos oferecer serviços de melhor qualidade aos utentes”, frisou. 

As obras do futuro Hospital Geral de Cacuaco,  estão orçadas em 185 milhões de euros e cobrem aproximadamente 27 mil metros quadrados, de uma área total de cinco hectares.