Saúde
17 Outubro de 2021 | 13h10

ESTADO DA NAÇÃO

Presidente garante conclusão do Campus Universitário da UAN

O Presidente da República, João Lourenço, garantiu para o próximo ano o início das obras de conclusão do Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto.

João Lourenço fez tais declarações quando discursava sobre o Estado da Nação na sexta-feira, 15 de Outubro, na Assembleia Nacional, durante a abertura do novo ano parlamentar da IV Legislatura.

"No que diz respeito ao Ensino Superior, temos garantias de financiamento, para o início no próximo ano, das obras de conclusão do Campus da Universidade Agostinho Neto, para a construção do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, para a conclusão, em Cabinda, do Campus Universitário do Caio, da Reitoria da Universidade 11 de Novembro e das instalações de uma das suas unidades orgânicas, e para o início das obras de conclusão da 3.ª fase da Universidade do Namibe, apenas para citar alguns”, destacou o Chefe de Estado.

João Lourenço disse ainda que o programa de envio anual de 300 licenciados e mestres para as melhores universidades do mundo já vai na sua 3ª edição.               

"Este programa tem mantido o mesmo grau de exigência e tem evidenciado um progressivo aumento dos quadros selecionados, passando de 68, em 2019, para 248 em 2021”.

O Governo está a desenvolver no sector da Educação acções estruturantes que visam promover a melhoria da qualidade do ensino em todo o país e aprovou, em Setembro de 2018, o Programa Nacional de Formação de Pessoal Docente e de Gestão.

"Este Programa visa assegurar que as funções docentes na educação pré-escolar, no ensino primário e em cada disciplina do I e II ciclos do ensino secundário sejam garantidas em cada província, por professores devidamente qualificados e efectivamente motivados e preparados para o efeito”, disse João Lourenço.

Para o Presidente da República, um outro projeto muito importante é o das Escolas de Referência, porque "enquanto não for possível generalizar a existência de escolas públicas com a qualidade requerida, teremos de ser capazes de organizar em todo o país um conjunto de escolas que sirvam de modelo, relativamente ao que aspiramos para todos, no futuro”.