Governo
06 Maio de 2022 | 18h05

ENVIADO ESPECIAL NA CIDADE ALTA

Presidente da República convidado a participar em cimeiras da União Africana

O Presidente da República, João Lourenço, foi convidado a participar na cimeira sobre a situação humanitária em África, no dia 27 de Maio, e numa outra sobre o terrorismo no mesmo continente, no dia 28 de Maio, ambas na cidade de Malabo, capital da República da Guiné Equatorial, e organizadas pela União Africana. 

Os convites foram feitos pelo ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação da Guiné Equatorial, Simeon Esono Angue, à saída  da audiência lhe foi concedida pelo Presidente João Lourenço, na Cidade Alta. 

O enviado especial do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, disse que o encontro serviu ainda para abordar o estado da cooperação entre os dois países e destacar o empenho que Angola tem dado no ensino da língua portuguesa e para a inclusão da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Queremos agradecer ao Governo de Angola por ter oferecido à Guiné Equatorial formação a estudantes e funcionários em Angola, para que possam aprender o idioma português e também para que professores de Angola possam ir à Malabo para organizar o aprendizado do português no ensino primário, secundário e nas universidades da Guiné Equatorial”, disse.
  
Neste momento, segundo Simeon Esono Angue estão em cursos acordos de cooperação para que quadros do seu país possam aprender português com o apoio da República de Angola.