Governo
26 Julho de 2022 | 10h07

ENERGIA FOTOVOLTAICA

Primeiros parques garantem electricidade para milhões de cidadãos

Os primeiros dois parques fotovoltaicos do país, localizados no Biópio e na Baía Farta, na província de Benguela, vão garantir electricidade "verde” a cerca de 1,5 milhões de cidadãos. 

As duas infraestruturas eléctricas, inauguradas esta quarta-feira, 20 de Julho, pelo Presidente da República, João Lourenço, estão enquadradas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, nos objectivos ligados à diversificação das fontes de geração de energia. 

O parque fotovoltaico do Biópio, no município da Catumbela, tem uma potência total de 189 megawatts, o suficiente para abastecer mais de um milhão de cidadãos. Neste momento, este é o maior do país, com 509 mil painéis solares.

Por sua vez, o parque fotovoltaico da Baía Farta, com 96 megawatts e 261 mil painéis solares, vai injectar energia na rede eléctrica nacional e beneficiar meio milhão de consumidores.

Os dois parques, geradores de energia solar, fazem parte de um conjunto de sete, com uma capacidade total de 370 megawatts, distribuídos pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié, Lunda-Norte (em Lucapa), Lunda-Sul (em Saurimo) e Moxico (em Luena), e deverão estar operacionais até ao final do ano.

Os parques eléctricos permitem ainda eliminar a necessidade de consumo de cerca de 1,4 milhões de litros de gasóleo, que têm efeitos altamente poluentes para o país.