Governo
01 Abril de 2022 | 23h04

ENCONTRO NO PALÁCIO

Presidente da República aborda questões relevantes do país com com líder da UNITA

A necessidade de um diálogo institucional permanente e da melhoria do processo de registo eleitoral marcaram a audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu na manhã desta sexta-feira, 1 de Abril, ao líder do partido UNITA, Adalberto Costa Júnior.

À saída da audiência, no Palácio Presidencial, o líder da UNITA disse à imprensa que o encontro, muito esperado pelos angolanos, foi positivo, particularmente numa altura de pré-campanha eleitoral, com todos os desafios inerentes. 

"É positivo quando as instituições dialogam, particularmente numa altura de pré-campanha eleitoral, com todos os desafios inerentes. É algo que deve ser visto como normal e regular na vida política ou institucional”, disse Adalberto Costa Júnior, tendo salientado a frontalidade com que foram abordadas as questões "essenciais e relevantes do momento que Angola vive”, e a necessidade de todos fazerem mais do que tem sido feito.

A prorrogação do período de registo eleitoral presencial e actualização de residência dos cidadãos maiores de 18 anos, por um período de sete dias, em todo território nacional e no exterior do país, também foi tema de conversa durante a audiência. 

Com os sete dias de prorrogação, o líder da UNITA espera que não se assista mais as imensas filas nos BUAP, devido à preocupação  de se respeitar as datas e os compromissos para a realização das eleições, e apela para o alargamento do processo registo eleitoral onde ainda não começou, como nos Estados Unidos da América e na Suíça. 

Para Adalberto Costa Júnior, as eleições não podem ocorrer num ambiente de violência a nenhum nível. "Estou convencido de que estamos a dar passos positivos para que ocorra sem violência”, disse, destacando a importância da observação internacional durante o pleito eleitoral. 

No encontro, segundo o político, foram igualmente abordadas questões ligadas à pluralidade de informações nos meios de comunicação social públicos.

Questionado sobre os 20 anos de paz efectiva no país, que se assinala no próximo dia 4 de Abril, entende que a efeméride deve ser comemorada por todos e considera paz uma planta que deve ser regada permanentemente. 

Ainda na manhã desta sexta-feira, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu igualmente, em audiência, o líder da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Nimi a Simbi, que disse ter garantido ao Chefe de Estado que a FNLA sempre vai primar pelo diálogo e nunca enveredar pela violência.

"Na psicologia, a terapia é o diálogo. Muitas coisas se ultrapassam com diálogo”, disse Nimi a Simbi, que também prometeu trabalhar para manter a organização no seio do seu partido.