Governo
06 Maio de 2022 | 18h05

ENCONTRO NO PALÁCIO PRESIDENCIAL

Angola e Comissão da União Africana concertam agenda da cimeira sobre terrorismo

O Presidente da República, João Lourenço, e o presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, estiveram reunidos hoje, 4 de Maio, para concertação da agenda da Cimeira Extraordinária sobre o terrorismo em África, a ter lugar dia 28 deste mês, na cidade de Malabo, capital da Guiné Equatorial. 

Na mesma cimeira, a ser realizada por iniciativa de Angola, os Chefes de Estado e de Governo de África, vão também abordar as mudanças anticonstitucionais registadas em alguns países do continente. 

No final do encontro no Palácio Presidencial, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, disse à imprensa que concertou ideias com o Presidente João Lourenço para uma melhor organização da Cimeira Extraordinária. 

"O senhor Presidente da República foi o iniciador deste tema. Por isso, não seria demais concertar com ele, para melhor nos organizarmos”, referiu Moussa Faki Mahamat, realçando que o terrorismo não surgiu em África. Mas, o continente tem sido o bastião deste fenómeno, nos últimos anos.

O presidente da Comissão da União Africana informou que a organização tem solicitado ajuda a outros países e continentes para enfrentar este problema, mas sem sucesso.

"É providencial a ideia de Angola de sentarmos e pensarmos como erradicar este problema”, disse Moussa Faki Mahamat, lamentando o facto do continente africano registar recorrentemente golpes de Estado. 

"Hoje o terrorismo está espalhado em todo o continente. Na África Austral, no Corno de África, está praticamente afectado. Na zona do Sahel, na zona da bacia do Tchade, o fenómeno está a se expandir”, lamentou igualmente. 
Para o presidente da Comissão da União Africana, a Cimeira Extraordinária, a decorrer em Malabo, é uma oportunidade para que os Chefes de Estado analisem e deem soluções africanas para os problemas africanos.

Moussa Faki Mahamat, de nacionalidade tchadiana, cumpre o segundo mandato como presidente da Comissão da União Africana (UA).

A União Africana foi criada a 11 de Julho de 2000 para substituir a Organização da Unidade Africana (OUA), fundada a 25 de Maio de 1963. Actualmente, esta organização continental reúne 55 Estados-membro.