Governo
07 Fevereiro de 2022 | 18h02

ENCONTRO DE TRABALHO

Peritos nacionais e das Nações Unidas avaliam implementação da Convenção contra a Corrupção no país

Peritos nacionais, internacionais e representantes de Angola, do escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime (UNODC) estão reunidos a partir de hoje, 7 de Fevereiro, em Luanda, para abordar os mecanismos de revisão da implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

Na abertura do encontro, que se estende até quarta-feira, o secretário de Estado para Justiça, Orlando Fernandes, em representação do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, e coordenador do Grupo de Trabalho, Adão de Almeida, considerou importante para o país os mecanismos de revisão da implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na prossecução dos objectivos preconizados para a avaliação que está a ser realizada durante os três dias de trabalho.

"É um instrumento que está aí, Angola aderiu à Convenção. O país está comprometido com o combate à corrupção e este é um instrumento que nos permite trazer as valências que existem no plano internacional para o contexto interno, no sentido de tornarmos ainda mais robusto esse combate à corrupção”, explicou Orlando Fernandes.

De acordo com o secretário de Estado, o Governo angolano assumiu, nesta legislatura, o compromisso de buscar uma abordagem mais articulada e efectiva no combate à corrupção, e entende que tal combate passa também pela combinação das valências existentes a nível internacional e pela adopção das melhores práticas em uso noutras geografias.

"No final disto tudo, haverá um balanço, as equipas sairão daqui com uma noção clarificada do que foi feito, do que ainda há por fazer e onde se impõe a assistência das Nações Unidas.

Nesta primeira abordagem, o secretário de Estado disse que os técnicos das Nações Unidas estão disponíveis para prestar a assistência necessária, para tornar mais robusto esse combate contra a corrupção e a impunidade, e trazer aquilo que noutras latitudes já foi experimentado.