Educação
02 Julho de 2020 | 12h17

ENCONTRO ALARGADO DA EDUCAÇÃO AVALIA CONDIÇÕES PARA O REINÍCIO DE AULAS

O Gabinete Provincial da Educação, realizou nesta terça-feira, 30 de Junho, o seu II Encontro Alargado sob o lema "Por um ensino com qualidade e inclusivo, lutemos contra a covid-19".

O Gabinete Provincial da Educação, realizou nesta terça-feira, 30 de Junho, o seu II Encontro Alargado sob o lema "Por um ensino com qualidade e inclusivo, lutemos contra a covid-19".

Dos vários temas abordados destacam-se a criação de condições mínimas para o reinício das aulas previstas para o dia 13 de julho, para alunos do segundo ciclo, a situação actual da merenda escolar, regulamento da comissão de pais dentre outros.

Na abertura do evento, em representação da Governadora Provincial, Lotti Nolika, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, José Cornélio, garantiu que o Governo da Província do Huambo está a criar condições para assegurar o cumprimento das medidas sanitárias exigidas, visando o combate da propagação da Covid-19.

José Cornélio sensibiliza os pais e encarregados de educação a pautarem pelo pensamento positivo e a primarem pelas medidas de prevenção da pandemia nas famílias e nas comunidades.

Do levantamento feito 80% das escolas não dispõem de água canalizada, o que, segundo o director do Gabinete Provincial da Educação, Celestino Chikela, obriga a colocação de reservatórios para higienização dos alunos e professores. Nas escolas com sistema de canalização instalado será feita a religação da tubagem às condutas da rede pública de água.

Outra medida que está a ser tomada, é a divisão em grupos por salas de aulas, sendo o primeiro das 7:00h às 9:30, o segundo das 10h às 12:30 para o ensino primário. No segundo ciclo as aulas poderão acontecer em dias alternados.

Participaram do encontro, deputados, membros do governo, administradores municipais, autoridades tradicionais, responsáveis da educação a vários níveis, sindicalistas, parceiros do sector, representantes de partidos políticos, líderes religiosos e sociedade em geral.