Governo
17 Dezembro de 2021 | 12h12

EMBAIXADORA CESSANTE NO PALÁCIO

Angola e Ghana preparam vários acordos de cooperação


Angola e Ghana estão a preparar uma série de acordos sectoriais que vão abarcar questões ligadas à paz, segurança, recursos naturais, pesca, educação e à agricultura dos dois países, no âmbito da comissão mista bilateral. 

A infirmação foi avançada pela embaixadora extraordinária e plenipotenciária do Ghana, Perpetua Ofori-Dufu, recebida esta quinta-feira, 16 de Dezembro, no Palácio Presidencial para apresentar cumprimentos de despedida ao Presidente da República, João Lourenço. 

A diploma ganense falou da existência de acordos assinados que vão alavancar ainda mais a cooperação entre os dois países.

"Na verdade, nós começamos por assinar um acordo quadro, que vai reger a nossa cooperação em matéria de consultas políticas entre os dois países”, esclareceu.

A embaixadora referiu também que os dois países assinaram já o acordo de livre circulação de pessoas, que visa a isenção de vistos em certas categorias de passaportes, e estabeleceram ligações aéreas entre os dois países para facilitar a circulação de pessoas e o intercâmbio linguístico.

"Nós sabemos que em África existem várias línguas para vários grupos de países, por isso precisamos fazer muito mais”, defendeu. 

Perpetua Ofori-Dufu, que cumpriu uma missão de quatro anos em Angola, afirma que as relações entre o Ghana e Angola estão a um nível muito mais alto, comparativamente ao período em que chegou ao país. De Angola, leva a imagem de uma nação acolhedora. 
 
"Na verdade, Angola é um país bastante caloroso, bastante acolhedor, gostei bastante da minha estada aqui, gostei dos alimentos, da música e também da forma como os angolanos desfrutam um final de semana”, destacou.