Governo
19 Novembro de 2021 | 21h11

EMBAIXADOR RECEBIDO EM AUDIÊNCIA

Emirados quer aumentar negócios em Angola

Os Emirados Árabes Unidos pretende aumentar o volume de negócios em Angola.

No país, os Emirados Árabes Unidos têm vários investimentos no sector da Agricultura e querem investir igualmente em outros sectores da economia angolana.

O interesse foi manifestado pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário dos Emirados Árabes Unidos acreditado em Angola, khalid Salem Ali Bin Ghalaitah Almheiri, na audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, nesta sexta-feira, 19 de Novembro, na Cidade Alta.

"Tive a oportunidade de falar com o Presidente da República e falamos sobre muitos investimentos que o Emirados Árabes Unidos fez cá em Angola, incluindo na agricultura. Estamos a pensar fazer mais investimentos e também a espera da visita do Presidente ao nosso país e com isso melhorar ainda mais a cooperação em todos os sectores” disse diplomata.

O Chefe de Estado recebeu igualmente o presidente do Conselho de Administração da África 50, Alain ebobissé.

A instituição que dirige é uma plataforma de investimentos para infraestruturas pan-africanas, composta por 28 países acionistas e dois bancos centrais.

"A nossa tarefa é investir em infraestruturas, e hoje estamos bastante alegres por ter a oportunidade de discutir com o Presidente da República formas de como podemos investir em infraestruturas angolanas. Acreditamos que Angola é um país bastante importante, tendo em conta a liderança do Presidente João Lourenço, e um país que ganha cada vez mais importância na arena internacional”,

Alain ebobissé propôs a adesão de Angola na África 50, como accionista, e a cooperação na área de energia solar.

"Penso que a discussão com o Presidente João Lourenço foi bastante construtiva. Aliás, ele é um líder pan-africanista e apoia bastante iniciativas pan-africanas. Por isso, a questão de Angola se tornar acionista da África 50 é uma questão que deixo a critério do Presidente”, disse.

A África 50 tem a sua sede em Casablanca, em Marrocos, e já investiu em vários projectos de infraestruturas em países africanos. O Banco Africano de Desenvolvimento é um dos seus principais parceiros.

No mesmo dia, o Presidente da Republica, João Lourenço, acreditou quatro novos embaixadores não residentes, nomeadamente Mehdi Aghajafari, da República Islâmica do Irão, Mariama Seydou, da República do Niger, Tobias Rahfeld, do Reino da Dinamarca e Pavel Rezac, da República Checa.