Governo
10 Novembro de 2021 | 21h11

EMBAIXADOR ESPANHOL TERMINA MISSÃO

Volume de negócios entre Angola e Espanha em crescimento nos próximos meses

A Espanha está a preparar mecanismos financeiros para que os negócios com Angola sejam incrementados nos próximos meses, depois do abrandamento por conta da COVID-19.

A informação foi dada pelo diplomata espanhol, Manuel Hernández Ruigómez, recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, na tarde desta quarta-feira, 10 de Novembro, para apresentação de cumprimentos de despedida como embaixador de Espanha em Angola.

"Esse intercâmbio de visitas entre os máximos dirigentes dos dois países está a mostrar que os negócios estão muito vivos e que o interesse de Angola para fazer negócios com a Espanha é grande. O meu país está a proporcionar os mecanismos financeiros para que estes negócios venham a incrementar-se nos próximos meses”, disse.

Na audiência com o Chefe de Estado, o embaixador Manuel Hernández Ruigómez enalteceu a relação entre os dois países e elogiou as reformas em curso adoptadas pelo Executivo angolano.

"Eu estive com o Presidente numa reunião muito cordial e disse-lhe que é a minha segunda missão em Angola. Estive aqui nos anos 80, com uma Angola muito difícil, em guerra, e estou admirado pela mudança que fez no país”.

Actualmente, o embaixador espanhol considera Angola um país pacífico, que está a avançar e a prosperar, o que lhe causa uma "grande admiração”.

Manuel Hernández Ruigómez aproveitou ainda a ocasião para garantir o apoio de Espanha no processo eleitoral em Angola.

"Estamos convencidos que vai decorrer de forma democrática como foi no último processo eleitoral e os anteriores”, frisou.

No próximo ano, antes ou depois das eleições, o Rei de Espanha poderá visitar Angola, no âmbito do intercâmbio de visitas de alto nível entre os dois países.

"O Presidente da República esteve em Espanha no mês de Setembro, em visita oficial, e o Presidente do Governo de Espanha esteve em Angola no mês de Abril. Então, as relações não podem ser melhores com este intercâmbio de visitas ao máximo nível e aguardando a visita de Sua Majestade, o Rei, que terá lugar no próximo ano, antes ou depois das eleições”, disse.

O diplomata espanhol despediu-se do Presidente da República depois de cumprir quatro anos de missão em Angola.