Sociedade
12 Agosto de 2020 | 16h03

Em trinta dias Forças da Ordem contabilizam mais de 4 mil detidos e 6 mil multados

As forças de defesa e Segurança apresentaram, na noite desta terça-feira, 11, o balanço mensal da sua actividade, no âmbito da prevenção contra à Covid-19.

 As forças de defesa e Segurança apresentaram, na noite desta terça-feira, 11, o balanço mensal da sua actividade, no âmbito da prevenção contra à Covid-19.

O balanço feito durante o ponto da situação sobre a doença, que decorre no Centro de Imprensa Anibal de Melo, em Luanda, Waldemar José, Porta-voz das forças disse que nos últimos trinta dias foram detidas 4.100 cidadãos, dos quais 229 foram submetidos a julgamentos sumários, 902 por desobediência às ordens dos agentes de autoridade, 2.656 por violação a cerca sanitária nacional, 231 por violação à cerca sanitária provincial, 07 por corrupção à agentes de autoridade, 304 por desacato à agentes de autoridade.

No segmento, Waldemar José referiu que, no mesmo período foi registada a apreensão de 6.584 veículos motorizados, sendo 1 .887 viaturas por excesso de lotação, 4.697 motorizadas por exercício de mota-táxi antes de regulamentação própria, bem como a aplicação de multas a 6.890 cidadãos, sendo 5.765 por não uso obrigatório de máscaras, nas províncias de Luanda, 260 Por venda ambulante de bens diversos fora do período estabelecido pelo DP, 297 por abertura de restaurantes e similares fora do período estabelecido, 496 por comercialização de bens serviços fora do período estabelecido, 72 Por prática de competições e treinos fora sem a observância das normas estabelecidas.

O oficial comissário aproveito a ocasião para lamentar o acto de vandalismo praticado por cidadãos ao posto policial e destacamento dos bombeiros na zona do Úcua, Bengo, no Domingo,09.

Mostrou-se, também, preocupado com a ocorrência desta terça-feira, em Benguela, quando a Polícia abordou um veículo suspeito, na praça da fruta.

Segundo o comissário, os indivíduos insurgiram-se contra as forças, disparando indiscriminadamente contra os efectivos da PNA, resultando na troca de tiros e perseguição, tendo ferido dois dos marginais, um detido e outro em fuga. Infelizmente, acrescentou, acção culminou com o capotamento do veículo policial, tendo ferido 6 agentes.
Abaixo seguem dados relevantes referentes ao trinta dias balanceados:

04 Atropelamentos de efectivos das Forças de Defesa e Segurança em serviço de barreiras, nas províncias de C. Cubango, Cuanza Sul, Namibe e Bié.

o 17 agressões físicas a efectivos das Forças de Defesa e Segurança em serviço, por cidadãos insatisfeitos por serem instados ao cumprimento das medidas de biossegurança, nas províncias de Luanda 4, Namibe 3, Lunda-Norte, Cuanza-Sul e Huambo com 2 cada, Uíge, Moxico e Cuando Cubango com 1 cada.
02 Homicídio e 1 frustrado contra um efectivo das Forças de Defesa e Segurança em serviço, em Luanda e Cuando Cubango.

Julgamentos:
No período em alusão 229 cidadãos foram submetidos a julgamentos sumários por violação às normas estabelecidas pelo DP, nas províncias de Luanda Cuanza-Sul, Bengo, Huíla, Huambo e Cuanza-Norte.

Foi interditada a reabertura de 214 estabelecimentos de diversão nas províncias do Cuando Cubango, Huíla e Benguela.

a) Competições e treinos desportivos
Foram interditadas 455 actividades desportivas colectivas nas províncias de Cabinda, Benguela e Cunene que não reuniram o estabelecido em relação ao assunto.

b) Mercados de venda Ambulante e de Artesanato Procedeu-se ao encerramento de 1.021 mercados formais e informais, por presença de alto risco de contágio da COVID-19, nas províncias da Huíla, Cabinda, Benguela, Moxico, Bengo, C. Cubango, Cunene, L. Sul e Luanda.
c) Actividades Religiosas
Foi interditada a realização de 136 actividades religiosas, nas províncias de Luanda e Cuanza- Norte, pelo facto de o Decreto Presidencial não autorizar a realização destas nas referidas províncias.

d) Cerimónias Fúnebres
Procedeu-se a intervenção em 167 cerimónias fúnebres com número superior ao permitido pelo DP, nas províncias de Luanda, Huambo e Cabinda;
e) Actividades Recreativas Culturais e de Lazer na via Pública ou em espaço Público
Procedeu-se a dispersão de (102) aglomerações desportivas e de lazer, nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Bié Cunene, Zaire e Cuanza-Sul.

Registaram-se 1.208 infrações, das quais destacamos 1.115 de âmbito migratório (866 tentativas de entrada ilegal e 249 saídas ilegais) 7 actos de garimpo ilegal de minerais estratégicos, 81 contrabandos de combustível, 2 transgressões cambiais, resultando na detenção 3.825 cidadãos estrangeiros, que foram repatriados pontualmente para os respectivos países de origem, sendo 3.331 da RDC, 448 Namibianos e 46 Zambianos.
Apreendeu-se de 75.880 litros de combustíveis, fronteiras do Zaire, L. Norte, Uíge e Cabida;

Calamidade.
f) No domínio da proactividade e prevenção de infracções Neste particular foram realizadas:
(253.076) Acções de sensibilização;
(66.918) Policiamentos ostensivos de persuasão;

(19.532) Barreiras de trânsito nos pontos estratégicos das Estradas Nacionais e entradas/saídas das cidades e vilas das principiais cidades e vilas do País;
(21.806) Dispersões de aglomerações por inobservância às medidas de biossegurança.