Governo
05 Fevereiro de 2022 | 11h02

EM ADDIS ABEBA

Angola participa na Assembleia da UA

A cidade de Addis Abeba acolhe hoje e amanhã, 5 e 6 de Fevereiro,  a 35ª sessão ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana(UA), na sede desta organização continental.

Cerca de 20 Chefes de Estado e de Governo do continente são aguardados na cimeira, dedicada ao tema "Reforçando a Resiliência na Nutrição e Segurança Alimentar no Continente Africano: Fortalecimento dos Sistemas Agroalimentares, Sistemas de Saúde e Protecção Social para a Aceleração do Desenvolvimento do Capital Humano, Social e Económico”.

A República de Angola participa nesta cimeira com uma delegação chefiada pelo embaixador Téte António, ministro das Relações Exteriores, em representação do Presidente da República, João Lourenço, e será eleita terceira Vice-Presidente da Mesa da Assembleia, em representação da região Austral.

Integra a delegação angolana António Francisco de Assis, ministro da Agricultura e Pescas, Esmeralda Mendonça, secretária de Estado para as Relações Exteriores, Francisco José da Cruz, embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África, além do embaixador Miguel Bembe, director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores.

A sessão será presidida pelo Presidente da República do Senegal, Macky Sall, que assumirá a presidência da UA a partir de hoje(sábado), no âmbito da rotatividade geográfica regional.

De acordo com o programa da cimeira, cinco intervenções estão agendadas para a sessão de abertura do evento, designadamente de Moussa Faki Mahamat, Presidente da Comissão da UA, Abiy Ahmed, Primeiro-Ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Ahmed Aboul-Gheit, secretário geral da Liga dos Estados Árabes, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, Mahmoud-Abbas, Presidente do Estado da Palestina, além do discurso de abertura a ser proferido por Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, Presidente da República Democrática do Congo (RDC) e Presidente da União Africana.

Em seguida, será feito o anúncio da Mesa da Assembleia da UA para 2022 e do Presidente da UA para 2023.

A Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo é o órgão supremo de política e decisão da UA, composto por todos os Chefes de Estado e de Governo dos Estados-membro.

A Assembleia determina as políticas da UA, estabelece as suas prioridades, adopta o seu programa anual e supervisiona a implementação das suas políticas e decisões.

O Presidente da Assembleia é um Chefe de Estado ou de Governo eleito pelos seus pares na sessão ordinária de Janeiro, para um mandato renovável de um ano.

A presidência da Assembleia da UA é rotativa pelas cinco regiões do continente, nomeadamente Austral, Central, Ocidental, Oriental e Norte, por um mandato de um ano.