Governo
23 Dezembro de 2021 | 11h12

DISCURSO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA EXPO DUBAI 2020

Íntegra do discurso do Presidente da República, João Lourenço, proferido nesta quarta-feira, 22 de Dezembro, no Dia Nacional de Angola na Expo 2020 Dubai.

Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed al Maktoum, Presidente da Autoridade da Aviação Civil do Dubai, Presidente e CEO da Emirates Airlines and Group e Presidente do Comité Superior da Expo 2020 Dubai 

Excelentíssima senhora Albina Assis Africano, Comissária Geral da República de Angola na Expo Dubai 2020

Excelentíssimo senhor Manuel Nunes Júnior, Ministro de Estado e da Coordenação Económica da República de Angola,

Distintos convidados

Minhas senhoras, meus senhores

Permitam-me começar por felicitar as autoridades e o povo dos Emirados Árabes Unidos pela celebração dos cinquenta anos da criação do Estado, como resultado da unificação de vários Emirados. 

Os sucessos alcançados nestas cinco décadas confirmam que a união faz a força e que os líderes fundadores tiveram a sabedoria e a visão de investir de forma correcta as receitas do petróleo, fazendo do deserto um país moderno e desenvolvido que atrai de todo mundo investidores e turistas. 

Nossas felicitações vão também para os organizadores da Expo-2020 Dubai, por terem conseguido realizar este magnífico certame que coloca em evidência, aos olhos de todo o mundo, a capacidade empreendedora, organizativa e de realização do povo dos Emiratos Árabes Unidos. 

Estou aqui hoje neste espaço, em que convergem culturas, conhecimentos, experiências e o saber dos diferentes povos do nosso planeta, a fim de celebrarmos o dia nacional de Angola na Expo Dubai 2020, e testemunhar, em representação de todos os angolanos, a capacidade empreendedora que nos é característica, posta em evidência com particular criatividade no nosso pavilhão.

Está patente nas nossas instalações a determinação em mostrarmos ao mundo que somos um povo talhado para vencer, superar obstáculos e caminhar em frente, mesmo quando confrontados com circunstâncias adversas, como as que a pandemia da COVID-19 impôs a nós e a todo o mundo.   

A Expo-2020 Dubai, escolheu o tema "Conectando o Mundo e Construindo o Futuro”, à volta do qual se realizam manifestações no campo cultural, científico, tecnológico e da inovação. 

Em tudo isso observamos o papel activo dos angolanos no geral, mas dos jovens em particular, por terem sabido ser a força activa preponderante na construção do presente e do futuro, pela relação que estabelecem com as novas tecnologias, ferramentas fundamentais no processo de construção de pontes entre os fortes valores da nossa tradição e os da modernidade.

Excelências

A construção de um futuro de desenvolvimento e de bem-estar no nosso país apela-nos para a necessidade da preservação do ambiente, por forma a contribuirmos para a sustentabilidade do nosso planeta.  

Esta cidade do Dubai é um exemplo positivo da coexistência salutar entre o passado e o futuro, o tradicional e o moderno, tendo sempre em foco o desenvolvimento sustentável. 

Excelências

Pelo sucesso alcançado, permitam-me felicitar a todos os responsáveis pela concepção, construção e elaboração dos programas que o nosso pavilhão tem exibido aos seus visitantes.

Felicitamos as autoridades, o povo dos Emirados Árabes Unidos e a organização da Expo Dubai 2020 por se terem empenhado na criação de um ambiente de solidariedade e de convivência agradável, entre todos os países participantes e cidadãos visitantes de todo o mundo. Parabéns!

Muito Obrigado!