Governo
10 Março de 2022 | 19h03

DIPLOMACIA

Chefe de Estado acredita novos embaixadores

Os embaixadores residentes em Angola do Reino da Espanha, dos Países Baixos, do Reino Unido, de Israel e de Portugal entregaram as suas cartas credenciais

ao Presidente da República, João Lourenço, na manhã desta quarta-feira, 9 de Março, no Palácio Presidencial. 

Em declarações à imprensa no final da cerimónia de acreditação, o embaixador do Reino de Espanha, Manuel Lobo, mostrou-se bastante feliz pelo acontecimento e garantiu que a sua presença no país vai reforçar ainda mais a relação histórica entre os dois países em vários domínios.

"Eu acho que os espanhóis e angolanos têm uma certa afinidade, uma simpatia comum que há muitos anos vai além do que partilhamos: duas línguas irmãs. As relações políticas, económicas e de cooperação entre Espanha e Angola são muito boas e eu estou aqui para fazer um reforço dessa relação em todos os âmbitos. Creio que temos um futuro promissor”, disse o novo embaixador espanhol. 

O embaixador dos Países Baixos, Tsjeard Hoestra, igualmente feliz pela nova missão que lhe foi confiada, disse aos jornalistas que o reforço da cooperação económica é uma prioridade, pelo que está prevista a assinatura de um acordo, ainda este mês, entre o Ministério dos Transportes e um consórcio holandês para a criação de um centro logístico para frutas e uma cadeia fria nacional.

"Já este mês um consórcio de uma empresa holandesa vai assinar um acordo com o Ministério dos Transportes para realizar um centro logístico para frutas e estabelecer uma cadeia fria, que vai conectar as fazendas de Angola através do Porto daqui, do Porto de Holanda e do resto da Europa. Queremos criar resultados e não somente palavras”, assegurou.

Por sua vez, o embaixador do Reino Unido, Roger Stringer, enumerou as prioridades da sua missão no país, que passam por estabelecer parcerias económicas com Angola, melhorar o ambiente de negócios, mas sobretudo focar na educação de jovens mulheres.

 "Nós estamos a dar 120 bolsas de estudo e nós estamos a apoiar dois anos de educação de qualidade para todos, sobretudo para as meninas. Estamos a apoiar o empoderamento das mulheres e das meninas, um assunto muito importante para o Reino Unido, e por fim apoiar a democracia e a liberdade. São temas muito fundamentais para nós”, precisou.

Já o embaixador do Estado de Israel, Shimon Solomon, referiu que o país tem muitos campos de interesse em vários domínios e que vai certamente estudar os que devem ser prioritários.

"Temos muitos campos de interesse a nível social, da educação, negócios, questões de segurança. Acabei de chegar, vamos discutir e ver quais são as prioridades”, disse.

No período da manhã, o último embaixador residente a ser acreditado pelo Presidente João Lourenço foi Francisco Duarte, da República de Portugal.

O diplomata, que já antes trabalhou em Angola, garantiu ter uma equipa excelente que vai começar já a trabalhar e arregaçar as mangas.

"Tive a oportunidade de transmitir ao Chefe de Estado as saudações calorosas do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa. Estou muito feliz em estar aqui de novo em Angola, onde já estive colocado como diplomata. Ninguém esquece a cor desta terra. Para mim, é uma grande responsabilidade”, referiu.

Francisco Duarte disse que o Presidente João Lourenço deixou claro que a diversificação da economia é uma prioridade absoluta para o Governo angolano. O embaixador contou ter mostrado total apoio do seu país nesse quesito.

"Eu disse ao Presidente que podem contar connosco, o que nós queremos é criar, em conjunto com Angola, um espaço de prosperidade partilhada, que ajude a criar empresas e sobretudo empregos”, referiu.