Saúde
08 Abril de 2022 | 22h04

DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Primeira-Dama inaugura centro materno-infantil no Morro dos Veados

O distrito urbano do Morro dos Veados, no município de Belas, conta a partir de hoje, 8 de Abril, com o primeiro centro materno-infantil, apadrinhado e inaugurado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, para atender diariamente mais de 100 pessoas. 

A obra ocupa uma área construída de dois mil metros quadrados, dividida em cinco blocos, que albergam a maternidade, o berçário, as salas de consultas externas, de internamento, e as áreas administrativas e de serviços.

A sala de partos da nova unidade, preparada para acolher 15 parturientes por dia, trouxe maior satisfação na zona, com cerca de 170 mil habitantes e um elevado número de gestantes que vão deixar de percorrer cerca de 30 quilómetros para ter acesso aos serviços materno-infantil. 

Teresa Miguel, gestante, com consultas em falta, por não ter dinheiro para o transporte até aos Ramiros, vai agora retomar às idas ao médico, porque o centro está próximo de sua casa.

"Agradeci muito mesmo, porque do Mundial até aos Ramiros é muito distante para mim. Quero fazer aqui o meu parto”, disse. 

Como ela, Maria Joaquim também agradeceu pelo centro de saúde perto de casa, onde vai agora fazer as consultas de pré-natal. 

"Antes não tínhamos hospital, tínhamos que pegar táxi, mas agora graças a Deus estamos próximos do hospital. Agradeço muito a Deus”, expressou. 

E porque a unidade está também virada para o tratamento da saúde das crianças, Teresa Miguel levou no dia da inauguração os dois filhos para serem observados.

"Tenho dois filhos, fazia consulta no centro infantil do Benfica, que me dificultava por causa da distância. Mas aqui já não vai ser difícil. Estou muito feliz”, contou. 

O centro de saúde, orçado em 340 milhões de kwanzas, teve a sua primeira pedra lançada no 25 de Maio de 2019 pela presidente da Fundação Lwini, Ana Paula dos Santos, tendo a conclusão contado com o contributo Fundação Ngana Zenza, cuja patrona é a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço. Esta fundação que apoia o desenvolvimento comunitário colocou à disposição do centro todos os equipamentos e meios de trabalho, incluindo uma ambulância. 

"Nós, enquanto Primeira-Dama e também presidente e patrona da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário,  envolvemo-nos com o Fundo Lwini neste centro apenas em 2021. Isto porque o Fundo Lwini solicitou o nosso apoio para terminar o centro, apetrechar e torná-lo funcional. Nós abraçamos a causa, porque consideramos um projecto importante que vai trazer uma mais valia para a população aqui desta área, e por ser também um projecto virado para o atendimento de mulheres grávidas e crianças”, explicou. 

Ana Dias Lourenço disse que teve uma grande equipa envolvida na conclusão da obra, que se sente regozijada e honrada por ter contribuído para mais este gesto de solidariedade para com as populações do Morro dos Veados. 

"Chamamos os nossos parceiros e participamos na conclusão deste centro. Foi uma equipa grande, nós mobilizamos a Omatapalo que fez algumas melhorias em termos de construção civil, mobilizamos a Fundação Saharam que também trabalha connosco e nos ajudou a meter aqui alguns equipamentos. E também mobilizamos uma equipa de decoração que esta aqui presente e que fez todo esse trabalho de decoração. Hoje, sentimo-nos regozijados e honrados por termos contribuído para mais este gesto de solidariedade para com as populações aqui do Morro dos Veados”, referiu. 

A Primeira-Dama, que visitou as instalações, disse ainda que a nova unidade de saúde tem todas as valências e meios de diagnóstico para atender de forma humanizada os pacientes.

"Nós estamos perante um mini hospital, que tem todas as valências para poder atender de forma humanizada, atender com todos os meios de diagnóstico os pacientes que vierem aqui, preferencialmente mulheres em estado de gestação e as crianças”, disse.

Na ocasião, as parteiras tradicionais do distrito urbano do Morro dos Veados receberam kits de parto para realizarem a sua actvidade com maior segurança. 

"Estou feliz por receber esse kit. Precisava desse material para exercer a função e com esse kit mais uma vez vou salvar vidas”, disse uma das beneficiárias. 

O centro de saúde tem também serviço de fisioterapia, que satisfaz a directora municipal da Saúde, Isabel Massocolo.

"O centro que hoje inauguramos aqui deixou-me muito emocionada, porque tem uma sala de fisioterapia, para tratar pessoas que não têm dinheiro. Sou testemunha viva, porque o AVC que tive, fez-me gastar muito dinheiro. Nós temos tudo gratuito. Então, a minha emoção vem nisso, eu adorei”, disse emocionada, defendendo que o centro devia ser um hospital municipal, pelas suas condições. 

O centro materno-infantil, com 59 profissionais, entre os quais 33 enfermeiros,  25 parteiras tradicionais e técnicos de apoio hospitalar está pronto para trabalhar 24 horas por dia, segundo a directora Maria Kativa.

Com a inauguração deste centro materno-infantil, o município de Belas ganha mais uma infra-estrutura de saúde e alarga a rede sanitária para 14 unidades, das quais cinco recentemente construídas no quadro do PIIM e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.