Governo
15 Abril de 2022 | 12h04

DECISÃO PRESIDENCIAL

Sistema de Transferência de Água do Cafu é ampliado

O Sistema de Transferência de Água a partir do rio Cunene, da secção do Cafu para a zona das Chanas, vai ter mais cinco quilómetros de canal e uma chimpaca na localidade de Okanguiti – Ndombondola.

De acordo com uma nota do Ministério da Energia e Águas, a execução das obras de ampliação do canal já decorrem, por decisão Presidencial, sem alteração do valor contratual.

Com esta empreitada, o Sistema do Cafu, inicialmente com 160 quilómetros e 30 chimpacas (reservatórios), vai passar a ter uma extensão total de 165 quilómetros de canais e 31 chimpacas. 

Inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço no dia 4 de Abril deste ano, o sistema está concebido para beneficiar 235.000 habitantes, 250.000 cabeças de gado e 3.275 empregos directos.

Trata-se do primeiro Sistema de Transferência de Água a partir do rio Cunene, na secção do Cafu para a zona das Chanas, no âmbito do Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA). 

Dada a envergadura da obra, cujo lançamento oficial ocorreu a 15 de Novembro de 2019, o contrato prevê a manutenção e correcção de anomalias do sistema, durante três anos, a fim de assegurar o seu funcionamento pleno. 

No Cunene está em curso a construção das barragens do Calucuve e do N’due, e em breve arrancam as obras da barragem da Cova do Leão e dos sistemas de abastecimento de Água de Chitado, Cahama, Otchinjau e Oncócua.

Estas obras fazem parte de um conjunto de soluções estruturantes que visam mitigar os efeitos da seca e mudar a vida das populações nas províncias do Cunene, Namibe e Huíla.