Sociedade
22 Novembro de 2021 | 21h11

DE 27 A 30 DE NOVEMBRO

Bienal de Luanda 2021 promove cultura de paz em África

Angola prepara-se para acolher, de 27 a 30 de Novembro, a Bienal de Luanda 2021, um fórum internacional pan-africano para a cultura da paz, organizado pela UNESCO, União Africana (UA) e Governo de Angola.

O evento, que vai reunir vários Chefes de Estado, parceiros e conferencistas internacionais, e mais de 100 jovens líderes africanos, visa promover a prevenção da violência e da resolução de conflitos, incentivando o intercâmbio cultural em África e o diálogo entre gerações.

Durante quatro dias, haverá um diálogo intergeracional de líderes e jovens africanos, fóruns temáticos de boas práticas, lançamento de aliança de parceiros para uma cultura de paz, um festival cultural, entre outras atracções.

Na conferência de imprensa, realizada hoje, dia 22 de Novembro, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, o coordenador internacional da Bienal de Luanda, Vincenzo Fazzino, disse que o evento vai privilegiar o diálogo com a juventude.

"O primeiro eixo, o de diálogo intergeracional, mostra a importância que a juventude tem na construção de uma cultura de paz. Por isso, criamos condições para que representantes da juventude de todos os países africanos, dois jovens em cada país, uma mulher e um homem, possam participar virtualmente na Bienal”, disse o coordenador, esclarecendo que, no total, virão 10 jovens para representar esta comunidade de mais de 120 durante o diálogo central.

Vincenzo Fazzino realçou que a Bienal não é só evento pontual, mas um processo que ajuda a construir iniciativas concretas que vão dar resultados concretos a nível das populações dos diferentes países africanos, como a criação de uma aliança de parceiros, que é a principal inovação desta segunda edição da Bienal de Luanda.

 

A Aliança de Parceiros, explicou, vai desenvolver um número de iniciativas emblemáticas a partir dos quatros âmbitos temáticos, nomeadamente cultura, juventude, diáspora e recursos marinhos, bem como desenvolver projectos concretos no continente africano, com a participação de representantes de parceiros a nível governamental, intergovernamental, sociedade civil, comunidade artística e científica, e de personalidades individuais.

O embaixador Sita José, coordenador do Comité Nacional de Gestão da Bienal de Luanda, disse que apesar dos desafios da pandemia, o Governo angolano conseguiu elaborar um programa presencial e também virtual para os quatro dias, inteiramente transmitido na "Biennale TV”, acessível livremente a partir do "site” da Bienal, com interpretação em inglês, francês e português.

Sita José deu a conhecer igualmente que os actos oficiais da Bienal vão decorrer em três espaços físicos. O Hotel Intercontinental vai albergar a cerimónia de abertura, que envolverá Chefes de Estado, o Arquivo Histórico Nacional acolherá as sessões temáticas e o Museu de História Militar será palco do festival de cultura e da cerimónia de encerramento.

Durante a Bienal, haverá ainda uma declaração conjunta das comunidades económicas regionais que vão integrar o órgão de gestão da Bienal de Luanda.

"Com este acto, os presidentes ou secretários-gerais das comunidades económicas regionais passarão a participar dos órgãos de decisão da gestão da Bienal de Luanda, participar dos órgãos de supervisão e monitoramento de implementação do plano de acção para o período 2022 - 2023, e terão também o papel de mobilizar parceiros”, esclareceu.

A primeira edição da Bienal de Luanda realizou-se de 18 a 22 de Setembro de 2019.