Governo
03 Abril de 2022 | 20h04

CULTO ECUMÉNICO

Fiéis rezam a favor da paz e da reconciliação nacional

Os fiéis de várias denominações religiosas residentes em Luanda, em representação do povo cristão do país, rezaram e louvaram à Deus pela celebração do vigésimo aniversário do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, neste domingo, 3 de Abril, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.


Organizado pela Comissão Inter-Eclesial, em representação das confissões religiosas e associações eclesiásticas reconhecidas pelo Estado, o culto ecuménico de acção de graças 

foi prestigiado pelo casal presidencial, João Lourenço e Ana Dias Lourenço, membros do Executivo, representantes dos partidos políticos e da sociedade civil.


Aos fiéis, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, disse que as igrejas têm sido chamadas a colaborar como parceiras do Estado  em acções sociais estruturantes ligadas à saúde, protecção e assistência de populações vulneráveis, educação para o exercício da cidadania e à promoção de valores morais, cívicos, patrióticos e deontológicos, visando o fortalecimento da unidade, do respeito no seio das famílias, da formação académica e profissional do capital humano.


"As igrejas são a reserva moral do nosso povo e o garante da concórdia, da reconciliação e da unidade nacionais”, disse o ministro, salientando que a paz é o sinal mais evidente de progresso e, sem dúvida, a melhor conquista da família angolana.


"Só através da estabilidade política poderá haver investimento nacional e estrangeiro, que contribua para a empregabilidade e mais rápido desenvolvimento nacional”, disse.


A paz, acrescentou ainda, trouxe consigo benefícios económicos e sociais, como resultado de um vasto processo de reconciliação e de reconstrução nacional.


"Hoje, já temos um número cada vez maior de habitações, estradas reconstruídas, escolas para as nossas crianças, centros de saúde e hospitais, garantindo uma rede de instituições sociais de grande envergadura, devidamente equipadas, ao serviço das nossas famílias e das nossas comunidades”, destacou Filipe Zau. 


A secretária-geral do Conselho das Igrejas Cristãs de Angola (CICA), reverenda Deolinda Dorcas Teca, felicitou os governantes, políticos e os fiéis pela sapiência na preservação da paz.


"Nós, como igreja de Cristo em Angola, consideramo-nos parte do processo na promoção e preservação da paz. Todos e todas precisamos nos comprometer para preservação de todo tipo de conflito e trabalhar para a preservação contínua desta nossa paz”, defendeu a reverenda.


Para o Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, a fé em Cristo não nos empele em tolerância. Pelo contrário, obriga-nos a manter um contacto respeitoso com os outros homens. 


"O amor a Cristo não deve nos subtrair o interesse pelos outros. Antes, convida-nos a cuidar deles, sem excluir ninguém, pois não há nada genuinamente humano que não encontre eco, ressonância, acolhimento no coração de um cristão. Estamos aqui como testemunhas de quanto é feliz a nação cujo Deus é o Senhor”, frisou Dom Filomeno Vieira Dias.


O culto ecuménico de acção de graças pelo  vigésimo aniversário da Paz e da Reconciliação Nacional decorreu sob o lema "Pacificados pela paz de Cristo para pacificar”, inspirado no texto bíblico extraído do livro de S.João,14:27: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá”.


Além dos diversos coros que animaram o acto de louvor à Deus, os artistas Célsio Mambo e Dodó Miranda também louvaram com algumas músicas.


Angola celebra o vigésimo aniversário da Paz e da Reconciliação Nacional, amanhã, dia 4 de Abril. O acto central desta efeméride tem lugar na província do Cunene, onde será inaugurado o Sistema de Transferência de Água do Cafu, que vai mitigar os efeitos da seca na região.