Sociedade
27 Julho de 2020 | 09h51

Cuanza Sul regista um caso importado de Luanda

As autoridades sanitárias registaram uma morte por COVID-19 e 16 novos casos positivos nas últimas 24 horas.

A vítima mortal é uma angolana de 41 anos, que estava internada no Hospital Geral de Luanda e não resistiu ao coronavírus.

Dos 16 novos casos confirmados, um foi diagnosticado na província do Cuanza Sul, importado de Luanda, onde detectaram outros 15 infectados, segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, neste domingo, 26 de Julho, no ponto informativo sobre a COVID-19.

O caso importado, que envolve uma angolana de 35 anos, já recebe assistência no Centro de Tratamento da COVID-19 da cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul.

No grupo dos novos infectados da província de Luanda, oito são do sexo feminino e sete do sexo masculino, entre a faixa etária dos dois e 82 anos, residentes nos municípios de Belas, Talatona, Cacuaco, Viana e nos distritos urbanos da Ingombota e Maianga.

Angola regista actualmente 932 casos confirmados de COVID-19, dos quais 40 óbitos, 242 recuperados e 650 activos. Entre os activos, 14 estão em estado crítico, com ventilação mecânica invasiva e três com necessidade de hemodiálise.

"O cenário actual da doença no país, nos remete ao redobrar das medidas de prevenção, que passam pelo uso correcto e obrigatório de máscara facial, lavagem frequente das mãos ou a desinfecção com álcool gel, distanciamento social ou físico, não violação das cercas sanitárias e evitar sobretudo as aglomerações nos mercados, paragens de táxis e restaurantes de forma frequente", assinalou Franco Mufinda.

Os laboratórios processaram 282 amostras nas últimas 24 horas, das quais 16 positivas. O acumulado é de 58.605 amostras processadas, sendo 932 positivas.

No mesmo período foram realizados 91 testes rápidos serológicos, dos quais cinco reactivos. A nível nacional estão contabilizados 29.730 testes rápidos, dos quais 1.600 reactivos.

Os centros de quarentena institucional acolhem 465 pessoas e 13 regressaram ao convívio familiar, sendo nove em Luanda e quatro na província de Benguela.

As autoridades sanitárias controlam 3.897 contactos directos e ocasionais dos casos positivos.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu 44 pedidos de informação sobre a COVID-19.