Investigadores noruegueses formam professores angolanos de diferentes especialidades.
Uma delegação de professores e investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega está em Angola desde o dia 13 de Novembro, para formar 35 professores e técnicos do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE) nos domínios da literacia, matemática e desenvolvimento curricular.
A Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, a maior deste país e uma das melhores no ranking mundial, tem uma forte tradição em investigação, que remonta desde 1760, na cidade de Trondheim.
A visita de trabalho dos professores e investigadores noruegueses é a primeira que resulta da celebração do Memorando de Entendimento entre o Governo da República de Angola e do Reino da Noruega, para apoiar a operacionalização do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD) nos domínios da Formação de Professores e da Capacitação das Instituições de Ensino e Investigação angolanas.
Os formadores visitarão cinco escolas de formação de professores para observar, em contexto de sala de aula, as práticas de ensino dos professores angolanos. Alguns dos formadores já ministraram actividades do género na Zâmbia na Etiópia.
A coordenadora da delegação, a professora Ann Sylvi Larsen, mostrou-se satisfeita em visitar o país e contribuir com a sua experiência em linguística e didáctica para a melhoria do Sistema Educativo de Angola e do ambiente de investigação científica em matérias de Educação.
Para o director do INADE, o professor Jorge Veloso, a formação representa um importante passo na capacitação contínua dos quadros da sua instituição, e servirá de grande valia para o programa de reforma curricular e melhoria da qualidade do ensino em curso no país.
Nos próximos dias chegarão outros especialistas para trabalhar na capacitação dos técnicos do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE).
O Memorando de Entendimento, assinado em 2020, tem permitido ao país contar com a assistência técnica de um dos dez melhores sistemas de ensino e educação do mundo, no asseguramento da qualidade das actividades previstas no PNFGOD.
Ainda no quadro do Memorando, está previsto um Fundo de Bolsas de Estudo para financiar o envio de estudantes angolanos a universidades da Noruega para frequentarem cursos de mestrados e doutoramento em Metodologias de Ensino.