Governo
14 Fevereiro de 2022 | 11h02

COOPERAÇÃO ENTRE ANGOLA E COREIA

Centro de tecnologia industrial é construído em Luanda

Um centro de tecnologia industrial está a ser construído na Zona Económica Especial, em Luanda, para beneficiar jovens angolanos, e poderá estar concluído no final do ano.

O projecto é fruto da cooperação entre Angola e a República da Coreia, segundo o representante diplomático de Seoul destacado em Luanda, Chang-Sik Kim, recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, no final da manhã desta sexta-feira, 11 de Fevereiro, na Cidade Alta.

"Os pontos mais altos da nossa cooperação são nos domínios da tecnologia e indústria”, disse o diplomata, lembrando que Angola e a Coreia completaram 30 anos de relações diplomáticas, no dia 6 de Janeiro.

 Chang-Sik Kim manifestou o interesse do seu país em alargar a cooperação para o domínio da educação, através da formações de professores angolanos.

"Queremos ainda estabelecer intercâmbio nos sectores da agricultura e do comércio, e criar outras oportunidades de projectos, como formar professares em escolas no Cuanza Norte”, explicou.

No mesmo dia, o Chefe de Estado conferiu posse ao primeiro embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola designado para o Estado do Qatar, António Coelho Ramos da Cruz.

O diplomata disse que vai cumprir com zelo e dedicação os objetivos para o qual foi nomeado e fazer o melhor possível para representar bem o país.

"A missão diplomática no Qatar é nova, mas não é o estabelecimento das relações entre Angola e o Reino do Qatar. Os dois países mantêm relações diplomáticas boas e, como sabemos, o Presidente da República esteve em 2018 no Qatar, consolidou o nível de relações com a assinatura de vários acordos que estão a ser implementados. E nós, no âmbito da diplomacia económica que está a ser desenvolvida, vamos alavancar, para efectivar e concretizar as relações entre os dois países”,  referiu.

Na mesma cerimónia, foi também empossado o novo vice-governador da Província do Cuando Cubango para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, João Bonifácio Cassanga, em substituição de Afonso de Antas Miguel.