Governo
20 Janeiro de 2022 | 17h01

COOPERAÇÃO BILATERAL

Presidente da República convida homólogo senegalês para visitar Angola

O Presidente da República, João Lourenço, endereçou um convite ao homólogo do Senegal, Macky Sall, para visitar Angola, a fim de fortalecer as relações de cooperação entre os dois países.

O convite ao homólogo senegalês foi feito durante a audiência concedida à ministra dos Negócios Estrangeiros do Senegal, Aissata Taal Sall, esta quinta-feira, 20 de Janeiro, no Palácio Presidencial. em Luanda.

No final da audiência, a ministra senegalesa disse que o convite é um passo importante para o aprofundamento e melhoramento da cooperação que se pretende construir a partir de agora.

A diplomata deu a conhecer que a embaixada de Angola no seu país já funciona, pelo que pretendem fazer o mesmo no solo angolano.

Durante a audiência, segundo a ministra, o Presidente João Lourenço lembrou que há um atraso de 46 anos na cooperação entre os dois países que os obriga a correr para recuperarem o tempo perdido.

Por este motivo, Angola e Senegal devem assinar quatro instrumentos jurídicos para o relançamento da cooperação bilateral, estando em preparação mais acordos em outros domínios.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Senegal manifestou o interesse do seu país em colher a experiência de Angola no ramo da exploração de petróleo, pelo facto do Senegal agendar para 2023 o início da exploração deste recurso natural no seu território.

"Angola já explora o seu petróleo há décadas. Por isso, nós estamos mais interessados em aprender com Angola, a forma como faz para explorar o seu petróleo, mas também o que Angola fez de mal neste âmbito, para nós evitarmos”, disse.

Por outro lado, a diplomata senegalesa considera os dois países importantes para desenvolvimento do continente africano, sobretudo na região da África Austral e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), onde cada um faz parte e tem capacidade para impulsionar a reintegração e integração de outros países nessas duas sub-regiões.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Senegal, Aissata Taal Sall, é a primeira entidade senegalesa a ser recebida no Palácio Presidencial, após a abertura da embaixada de Angola neste país, recentemente.

O diplomata Adão Pinto é o primeiro embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Senegal, empossado no dia 12 de Janeiro, pelo Presidente da República, João Lourenço.