Governo
04 Agosto de 2022 | 22h08

COOPERAÇÃO BILATERAL

Chefe de Estado angolano visita Noruega em Novembro

O Presidente da República, João Lourenço, visitará o Reino da Noruega em Novembro deste ano, no âmbito do reforço das relações entre os dois países.

A informação foi avançada, hoje, 4 de Agosto, pelo embaixador do Reino da Noruega em Angola, Kikkan Marshall Haugen, em fim de missão após quatro anos de trabalho no país.

O diplomata deslocou-se à Cidade Alta, para apresentar os cumprimentos de despedida ao Presidente João Lourenço, e à saída falou à imprensa sobre o encontro e a sua experiência de trabalho no país.

"Os meus quatro anos em Angola foram bons anos, bons anos para a Noruega, para mim e também para a minha família. E como vocês já sabem, as relações entre a Noruega e Angola são fortes, particularmente no sector económico”.

De acordo com o diplomata, Angola é um dos mais importantes parceiros da Noruega em África no domínio das relações económicas.

"A nossa empresa de energia é responsável por aproximadamente 10 por cento da produção de petróleo em Angola, e o valor das relações económicas representam entre dois e quatro bilhões de dólares americanos”, referiu.

Kikkan Marshall Haugen disse esperar que as relações económicas continuem a crescer nos próximos anos e que a Noruega invista mais em outros sectores económicos em Angola, apoiando a diversificação da economia, particularmente o sector da energia.

O diplomata destacou igualmente as boas relações com Angola nos domínios político e dos direitos humanos, bem como o apoio que o seu país tem dado a organizações da sociedade civil, para pesquisas científicas, criação de emprego para os jovens, entre outras acções.