Saúde
15 Dezembro de 2021 | 11h12

CONTRA A COVID-19

Crianças e adolescentes começam a ser vacinados amanhã em todo país

Crianças e adolescentes dos 12 aos 17 anos começam a ser vacinados contra a COVID-19 a partir desta quinta-feira, 16 de Dezembro, em todo o país.

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante a conferência de imprensa de acutualização da situação epidemiológica no país, realizada esta terça-feira, 14 de Dezembro, no CIAM, em Luanda.

Segundo a ministra, o cadastramento poderá ser feito a partir do Portal do Ministério da Saúde ou com as equipas de voluntários que estarão em vários pontos do país a realizar este trabalho de forma gratuita.

Sílvia Lutucuta informou igualmente que a terceira dose de reforço, para cidadãos que já tomaram a segunda dose há mais de seis meses, terá início também esta quinta-feira em todo o território nacional.

"A partir do sexto mês a imunidade começa a decrescer e por esta razão nós temos que fazer o reforço da vacinação”, justificou, dando a conhecer ainda que a terceira dose será feita, maioritariamente, com a vacina Pfizer, além de serem aplicadas outras.

A responsável assegurou existirem vacinas suficientes para a vacinação de toda a população e apelou à adesão de todos os cidadãos abrangidos aos postos de vacinação.

Quanto à situação epidemiológica no país, a ministra da Saúde anunciou o registo de 44 novos casos positivos da COVID-19, 52 pessoas recuperadas e nenhuma morte, nas últimas 24 horas.

Com estes números, Angola soma agora um total de 65.475 casos confirmados, sendo 1.737 óbitos, 63.571 recuperados e 167 casos activos.