Sociedade
24 Abril de 2021 | 14h04

COMISSÃO GARANTE EMPENHO NA RECOLHA DO LIXO

A Comissão Interministerial de Apoio à Recolha e Tratamento do Lixo na cidade de Luanda, criada pelo Presidente da República, João Lourenço, esta a se empenhar em resolver a questão da limpeza da cidade de Luanda.

A garantia foi dada pela coordenadora da Comissão e ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, este sábado, 24 de Abril, em conferência de imprensa, onde foi anunciada a realização de uma mega campanha de recolha de lixo na cidade de Luanda a partir desta segunda-feira, com apoio de efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança. 

A Comissão conta ainda "com o esforço, boa vontade e dedicação dos seus habitantes”, empresários, organizações não governamentais e da sociedade civil, partidos políticos, igrejas, estabelecimentos de ensino, sobretudo do ensino médio e superior.

"Não fazemos muito a apologia do trabalho voluntário como meio de solução sustentável e eficaz para a manutenção da limpeza da cidade capital, porque é sem dúvida, uma tarefa hercúlea demasiado complexa e sistematizada que não se compadece com eventuais paliativos”, explicou a Carolina Cerqueira. 

Este trabalho, justificou, deve ser executado por empresas profissionais, dotadas de meios técnicos adequados, pessoal enquadrado, organizado e capacitado.

Depois de resolvido o problema da remoção da excessiva quantidade de resíduos sólidos urbanos, Carolina Cerqueira disse ser preocupação do Presidente da República a requalificação urbana, que deve ser encarada como um processo estratégico, envolvendo a articulação e integração de diversas componentes como por exemplo, a habitação, cultura, coesão social, espaço público, mobilidades e outros.

O Executivo, adiantou a ministra de Estado, pensa adoptar uma política de cidades, cujos programas urbanos vão valorizar o território, o património material e espiritual, e contribuir deste modo para o progresso e o desenvolvimento económico do país.

Carolina Cerqueira agradeceu a disponibilidade manifestada pelas empresas de construção que voluntariamente se predispuseram para participar na operação de limpeza de grande envergadura, que inicia nesta segunda- feira, assim como às operadoras com tradição na recolha de lixo e aos efectivos das Forças Armadas que vão igualmente participar nesta operação de emergência.

"Todos somos poucos para tão ingentes tarefas. Mas esperamos que a defesa do bem comum, da saúde e bem-estar das populações fale mais alto e nos permita continuar a coordenar as acções com grande sentido de responsabilidade colectiva do Executivo, em colaboração com o Governo da Província de Luanda, para que com acções concertadas, possamos limpar a nossa cidade”.

A Comissão Interministerial de Apoio à Recolha e Tratamento do Lixo na cidade de Luanda, coordenada pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, é composta pelos ministros de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares, pelas ministras da Saúde e das Finanças, Sílvia Lutucuta e Vera Daves, e pela Governadora de Luanda, Joana Lina.