Sociedade
12 Agosto de 2020 | 16h25

Comissão Executiva de Desminagem entrega certificado de Controlo de Qualidade ao MINEA

O Ministério da Energia e Águas recebeu hoje da Comissão Executiva de Desminagem (CED), o certificado de garantia e controlo de qualidade do traçado da linha de transporte de energia elétrica de alta tensão 400 Kv, Laúca-Bita Musseque Baia.

O Ministério da Energia e Águas recebeu hoje da Comissão Executiva de Desminagem (CED), o certificado de garantia e controlo de qualidade do traçado da linha de transporte de energia elétrica de alta tensão 400 Kv, Laúca-Bita Musseque Baia.

A intervenção no traçado teve a duração de 6 meses e envolveu 5 brigadas de desminagem manual e 4 equipas de desminagem mecânica, da Casa de Segurança da Presidência de República, das FAA e do Instituto Nacional de desminagem.

O ministro da Energia águas Eng. João Baptista Borges, revelou que Laúco é o maior centro electro produtor que o país tem, e 70 por centro da energia produtiva é consumida em Luanda.

João Baptista Borges acrescentou que precisam de escoar a capacidade gerada em Laúca para outras pontos, onde haja consumo, tendo explicado que a linha de Laúca vai trazer energia para o Bita, mais de 500MW que poderá atende entre 3 a 4 milhões de habitantes.

Para a Coordenadora da Comissão Executiva, Dra. Faustina Alves, o processo de desminagem em curso no país, permitiu limpar vários quilómetros de Linhas de Caminho de Ferro; de extensão de fibra óptica; Linhas de Transporte de Energia Eléctrica de Alta e Media Tensão; Estrada; Condutas de Água; Canais de Irrigação; Linhas Sísmicas; e Milhões de Metros quadrados de terra, para vários fins.

 

O total das áreas livres de minas, é resultado da desativação e destruição de: 453.097 (quatrocentos e cinquenta e três mil, e noventa e sete), Minas anti-pessoal, 26.819 (vinte e seis mil, oitocentos e dezanove) Minas anti-tanque, 6.095.074 (seis milhões, noventa e cinco mil, e setenta e quatro) Engenhos explosivos não detonados, 3.079.264 (três milhões, setenta e nove mil, duzentos e sessenta e quatro) kilogramas de Material Letal e 15.014.228 (quinze milhões, catorze mil e duzentos e vinte e oito) Metais recolhidos.

Faustina Alves aproveitou o momento para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos sapadores, e reforçar o apelo as campanhas de sensibilização das comunidades e da população em geral, sobre o perigo que as minas continuam a representar para o nosso país.