Governo
06 Abril de 2022 | 23h04

COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

Executivo trabalha para ter sistema financeiro de confiança

O país tem dado passos importantes para garantir a confiança no sistema financeiro nacional, assegurou o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior. 

Ao conferir posse ao novo director da Unidade de Informação Financeira (UIF), Gilberto Capeça, esta quarta-feira, 6 de Abril, o ministro de Estado realçou a necessidade de se continuar a dar passos mais fortes e incisivos no sentido de garantir a confiança no sistema financeiro nacional.

"Temos avançado muito no que diz respeito às acções com vista a combater o branqueamento de capitais, o financiamento do terrorismo. Portanto, são acções que têm sido desenvolvidas para que o nosso sistema financeiro esteja livre desse tipo de acções, mas precisamos de continuar a dar passos cada vez mais fortes, mais incisivos neste sentido”, sublinhou. 

Manuel Nunes Júnior apelou ao novo director da UIF a trabalhar para elevar o sistema financeiro nacional a patamares cada vez mais evoluídos.

"Que haja confiança das pessoas nesse sistema financeiro e creditício. Que as operações que se realizam neste mercado sejam seguras. E, também, que se façam na base da eficiência”, disse.

O novo director da UIF, Gilberto Capeça, assumiu, como um dos principais desafios, a estratégia do Executivo de combate ao branqueamento de capitais, ao financiamento do terrorismo e à proliferação de armas de destruição

Outra grande preocupação é a avaliação mútua a que Angola vai estar sujeita no mês de Junho, pelo Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

"Vamos reunir com as outras entidades que fazem parte desse processo para nós verificarmos como é que está a ser preparada esta avaliação, onde é que nós podemos corrigir e melhorar, para que quando for feita a avaliação nós tenhamos resultados positivos”, frisou.

O novo director da Unidade de Informação Financeira, Gilberto Capeça, foi nomeado pelo Presidente da República, João Lourenço, e substitui Francisca Salomé Massango de Brito.