Governo
17 Setembro de 2021 | 10h09

CIRGL APROVA ROTEIRO CONJUNTO PARA PAZ NA RCA

Os Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) aprovaram o Roteiro Conjunto para a Paz na República Centro-Africana.

Reunidos esta quinta-feira, 16 de Setembro, em Luanda, para abordar a situação política e de segurança na República Centro-Africana, defenderam a apropriação de todo o processo de paz e reconciliação pelo Governo da República Centro-Africana e a continuação das consultas com os líderes dos grupos armados para uma renúncia total à violência.

De acordo com o comunicado final da Mini-Cimeira, os Chefes de Estado e de Governo da CIRGL são a favor de uma declaração de cessar-fogo por parte do Governo da República Centro-Africana, o mais urgente possível, tendo em conta o compromisso assumido pelos líderes dos grupos armados.

Os líderes da região consideram o cessar-fogo um factor imprescindível para o sucesso de todo o processo e a criação de um clima propício à paz e à reconciliação nacional. 

Os Chefes de Estado e de Governo da CIRGL realçaram também a necessidade de continuação das actividades da equipa de trabalho composta pelos ministros das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da República do Ruanda, em colaboração com as autoridades da África Central, sempre que necessário, a fim de permitir, o mais rapidamente possível, a implementação do roteiro adoptado.

Na Mini-Cimeira, os líderes consideraram também importante a mobilização de recursos, com o apoio do Secretário Executivo da CIRGL e do Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), de parceiros bilaterais e multilaterais, para a implementação das acções previstas no Roteiro Conjunto para a Paz na República Centro-Africana.


Os Estados-membro da organização regional pediram igualmente a definição, pelo Governo da República Centro-Africana, de um mecanismo de acompanhamento da implementação do Roteiro Conjunto para a Paz na RCA, integrado pelos parceiros bilaterais e multilaterais.

O Presidente Faustin Archange Touaderá comprometeu-se em manter informados os seus homólogos sobre as conclusões das consultas em curso e os avanços do processo de paz iniciado.

No decorrer da Mini-Cimeira, os Chefes de Estado e de Governo saudaram a memória do Marechal Idriss Déby Itno, que tombou no campo de combate, em Abril de 2021, em defesa da integridade territorial da República do Chade, e encorajaram o presidente do Conselho Militar de Transição, Mahamat Idriss Déby Itno, a continuar a trabalhar na consolidação da democracia, estabilidade, segurança e paz duradoura no país.

O recente golpe de Estado ocorrido na República da Guiné foi condenado pelos Chefes de Estado e de Governo, que apoiaram a posição da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da União Africana e das Nações Unidas, de exigir a libertação imediata e incondicional do Presidente da República da Guiné, Alpha Condé.