A partir deste mês de Fevereiro, dez pessoas vacinadas com a segunda dose, em cada província, vão ser premiadas com 100 mil kwanzas mensalmente.
A premiação visa incentivar os cidadãos a aderirem em massa aos postos de vacinação, uma vez que mais de cinco milhões de pessoas não compareceram nos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina, segundo a embaixadora da Boa Vontade, Yola Semedo, que fez o anúncio nesta segunda-feira, 31 de Janeiro, durante a sessão de actualização dos dados da COVID-19 no país.
Cada pessoa, escolhida de forma aleatória, receberá 100 mil kwanzas, disse a cantara Yola Semedo, o que totaliza um milhão de kwanzas por cada província mensalmente.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, informou que o Governo perdeu mais de 331 mil doses de vacinas, por ter vencido o prazo de validade esta segunda-feira, 31 de Janeiro.
"Isto representa um custo superior a seis milhões de dólares”, disse o ministro de Estado, acrescentando que este valor poderia ser empregue na solução de vários problemas que as populações enfrentam.
Francisco Furtado, que também coordena a Comissão Multissectorial para Prevenção e Combate à COVID-19, apelou aos cidadãos a vacinarem-se, para que que se reduza o impacto negativo da pandemia no país.
Angola já imunizou mais de 12.822.013. pessoas desde o início da campanha da vacinação a 2 de Março de 2021.