Sociedade
06 Julho de 2021 | 17h07

CERIMÓNIA FÚNEBRE

Chefe de Estado homenageia ex-provedor de Justiça

O Presidente da República, João Lourenço, rendeu hoje a última homenagem a Carlos Alberto Ferreira Pinto, antigo provedor de Justiça, falecido no dia 2 de Julho, por doença. 

No quartel militar "R20”, onde decorreu o velório, o Presidente da República deixou uma mensagem no livro de condolências, onde destacou as suas qualidades humanas e profissionais. 

Lê-se na mensagem que Carlos Alberto Ferreira Pinto foi um alto quadro da nação angolana, que exerceu com zelo as funções de provedor de Justiça nos últimos três anos, depois de relevantes serviços prestados a nível dos órgãos directivos do MPLA. 

"Investido do seu papel de provedor de Justiça, o inditoso contribuiu de forma meritória para pôr a Justiça ao serviço do cidadão e para elevar a sua consciência de cidadania", escreveu também o Presidente da República.



A primeira vice -presidente da Assembleia Nacional, Emília Carlota Dias, procedeu a leitura da mensagem de condolências da Assembleia Nacional. 

 "Cumpro o doloroso dever de exprimir à excelentíssima esposa, filhos, irmãos e demais familiares do malogrado Carlos Alberto Ferreira Pinto as mais sentidas condolências. Do malogrado guardaremos para sempre o exemplo daquele que foi um cidadão cumpridor e zeloso nos seus deveres, nacionalista e exemplar profissional de qualidades comprovadas pelo mérito e dedicação com que se empenhou em várias tarefas em prol do desenvolvimento do país”, expressou Emília Carlota Dias.

O Procurador-Geral da República, Hélder Fernando Pitta Gróz, recordou os anos de convivência com o malogrado. 

"Eu conheci o camarada Ferreira Pinto ainda nos anos 70 quando eu era professor no Luena e estava lá em comprimento do serviço militar. Ele também dava aulas e privamos muito tempo no Luena. Fomos amigos e fui acompanhando toda a sua trajetória. De facto, sempre foi uma pessoa muito simples, humilde, uma pessoa que se dava bem com toda a gente, sabia qual era o seu espaço, e portanto, temos todos que ficar triste quando uma coisa destas acontece”. 



Para Luísa Damião, o antigo provedor de justiça foi um homem de fortes convicções e um político exemplar. 

"De facto, neste momento difícil as palavras revelam-se insuficientes para confortar quem perde um ente querido, sobretudo como o camarada Ferreira Pinto que era um homem de invulgares qualidades humanas. Era um homem exemplar e deixou- nos várias lições de patriotismo, do que é abraçar uma causa nobre e do que é servir o partido e a pátria em primeiro lugar”. 

Natural da província do Moxico, o nacionalista Carlos Ferreira Pinto foi provedor de Justiça entre Janeiro de 2018 e Abril deste ano.