Governo
06 Abril de 2022 | 21h04

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

Banco português vai financiar projectos nacionais

Angola vai beneficiar de apoios financeiros do Banco Caixa Geral de Depósitos de Portugal para projectos de construção de infra-estruturas.

"Angola tem vários projectos de infra-estruturas e temos aqui mais alguns projectos que vamos analisar. Agora, vamos reunir com o senhor ministro das Obras Públicas e outros responsáveis, para vermos de que forma estes projectos podem ser apoiados", disse à imprensa o presidente executivo do Grupo Caixa Geral de Depósitos de Portugal, Paulo Macedo, Paulo Macedo, no final da audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, esta quarta-feira, 6 de Abril, no Palácio Presidencial. 

Paulo Macedo aproveitou para apresentar a equipa do Banco Caixa Geral de Angola e abordar a recapitalização e reestruturação deste banco que custou cerca de quatro mil e 900 milhões de Euros.

"O banco teve uma recapitalização pública e privada, através de emissão de divida. A recapitalização pública tem a ver com cerca de três milhões de euros e a  privada de mil milhões”, informou, clarificando que a Caixa Geral de Depósitos já devolveu uma parte deste dinheiro ao Estado e aos investidores privados. 
Com os lucros, Paulo Macedo disse que o banco pagou mais de 580 milhões de Euros e amortizou mais de 500 milhões junto dos investidores privados e espera fazer novamente no próximo ano com valores acima de mil milhões. 

A audiência contou com a presença do ministro de Estado para o Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, e do embaixador português em Angola, Francisco Alegre Duarte.

Para o diplomata português, a presença do maior banco português em Angola tem uma importância estratégica. 

Por outro lado, anunciou a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, nos dias 12 e 13 do mês em curso, com objectivo de reforçar as relações bilaterais entre os dois países.

"É a primeira visita bilateral que efectua neste cargo e estou empenhado para a concretização desta visita”, referiu. 

Durante a audiência, Francisco Alegre Duarte ofereceu ao Presidente João Lourenço uma camisola do jogador da selecção portuguesa, Cristiano Ronaldo.

"Este é um gesto especial. É um gesto que sublinha o carinho do maior futebolista da actualidade pelo povo angolano”, disse o embaixador.