Governo
26 Julho de 2022 | 11h07

BENGUELA

Novo ISCED e Campus Universitário prontos para acolher mais de quatro mil estudantes

O novo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) e o Campus Universitário da Universidade Katyavala Buila, ambos no município da Catumbela, província de Benguela, estão prontos para receber mais de quatro mil estudantes no próximo ano lectivo que começa em Outubro. 

As duas infra-estruturas foram inauguradas pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, esta sexta-feira, 22 de Julho. 

A jornada de trabalho na província de Benguela começou no novo Instituto Superior de Ciências da Educação, onde Adão de Almeida procedeu ao corte da fita, ao descerramento da placa e a uma visita guiada às instalações, com capacidade para 660 estudantes, e 22 salas de aulas com 35 lugares cada uma. 

O novo ISCED supera as limitações de espaço e de condições educativas que a instituição vivenciou nas antigas instalações. 

De acordo com a decana do ISCED, Maria da Conceição Barbosa, a infra-estrutura tem espaço para albergar três laboratórios que permitirão fazer a projecção na área do ensino da biologia, química e da física, que tanto era necessário. 

"Também temos espaço que nos permitirá albergar a pós-graduação a nível de mestrado em desenvolvimento curricular e inovação educativa, mestrado em educação especial e, o mais recente, mestrado em metodologias do ensino primário, que se enquadra no Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente”, informou.

Relativamente ao Campus Universitário da Universidade Katyavala Buila, a capacidade é de 3.670 estudantes e vai albergar unidades orgânicas da Universidade Katiavala Buila, nomeadamente as faculdades de Direito, de Economia, de Medicina e o Instituto Superior Politécnico, no quadro da melhoria de condições infra-estruturais.

Os estudantes, ansiosos para começar o ano lectivo nas novas instalações, testemunharam igualmente acto de inauguração. 

"É uma grande alegria ver esta infra-estrutura sendo inaugurada, que para nós estudantes é uma grande valia. O país está a crescer e nós acreditamos que aqui seremos bem formados”, exprimiu Elias Ramos, estudante do segundo ano da Faculdade de Medicina. 

Para Verônica Zacarias e Domingos Cacusso, ambos estudantes de Economia, a obra correspondeu as suas expectativas. 

"É algo que nós esperávamos há muito tempo. Tínhamos muitas expectativas positivas, que para ser sincera foram concretizadas. É muita linda a faculdade, teremos mais espaço, diferente da faculdade anterior. E o sentimento é de gratidão, é de alegria, porque comparando às instalações actuais com as antigas, aqui há de facto condições para estudarmos melhor, só temos a agradecer”, disse Verônica Zacarias, apoiada pelo colega Domingos Cacusso. 

O reitor da Universidade, Albano Ferreira, disse que as faculdades de Economia, de Direito e de Medicina deverão posteriormente migrar para espaços próprios definitivos, ficando a unidade essencialmente vocacionada para as áreas das engenharias e tecnologias, sob responsabilidade do Instituto Politécnico da Universidade. 

"Vamos ter 3.670 estudantes e uma moldura de 300 funcionários e docentes”, destacou. 

Ainda em Benguela, no município do Lobito, o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão de Almeida, inaugurou igualmente as avenidas Sócrates Daskalos e Salvador Correia, e visitou as obras de requalificação do Cine Flamingo. 

A jornada de trabalho estendeu-se até ao edifício da ex-Alfândega de Benguela, também conhecido como ex-Armazém de Escravos, actualmente Museu Nacional de Arqueologia e património histórico cultural nacional.

Por fim, Adão de Almeida terminou a sua visita à província de Benguela com um passeio à praia morena.