Governo
20 Janeiro de 2022 | 17h01

BALANÇO ANUAL

Kwenda beneficia mais de 300 mil famílias vulneráveis em todo o país

Dezoito meses depois do início da implementação do Kwenda, Programa de Fortalecimento da Protecção Social em Angola, 536.333 agregados familiares foram cadastrados até ao momento e realizadas 302.044 transferências monetárias a famílias vulneráveis, das quais 59,1 por cento chefiadas por mulheres.

A informação foi prestada pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, por ocasião da reunião de balanço do ano 2021 do programa Kwenda, realizada na manhã desta quinta-feira, 20 de Janeiro, nas instalações do Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), em Luanda.

"Com os resultados que já produziu, achamos ser uma boa oportunidade para partilharmos hoje informações sobre a operacionalização geral e local do mesmo e fornecermos dados actualizados sobre as metas alcançadas que comprovam o compromisso do Executivo na mitigação, a curto e médio prazos, das vulnerabilidades que afectam sobretudo as crianças, idosos, deficientes e mulheres chefes de família beneficiadas, com a perspectiva imediata de superação da condição de pobreza em que se encontram os seus agregados familiares” disse a ministra de Estado, na abertura da reunião.

Carolina Cerqueira deu a conhecer que 16.924 agregados familiares já foram integrados em alguma actividade geradora de rendimento nos domínios da agricultura, pecuária, pescas, artesanato, corte e costura, moto-táxi, entre outras actvidades produtivas.

No capítulo de recursos humanos, os dados mostram que o programa já formou 1.062 técnicos das administrações municipais e 1.474 agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário.

A ministra realçou o facto de o programa estar a permitir o empoderamento de jovens quadros angolanos a todos os níveis, sobretudo nas zonas rurais e nas periferias urbanas.

De igual modo, assinalou como nota positiva a seriedade, o rigor e o empenho do Executivo no cumprimento das metas e prazos junto das famílias, da sociedade angolana e dos parceiros internacionais.

"O que nos leva a concluir que o Kwenda é de facto um programa de sucesso comprovado, desenvolvido exclusivamente por quadros angolanos, tendo ultrapassado já as metas e expectativas que estavam definidas”, referiu.

Carolina Cerqueira reconheceu que o Executivo tem consciência que ainda há muito por se fazer, e que os pequenos passos dados encorajam a continuar, tendo em conta os resultados já alcançados.

"Sabemos que há ainda muita gente fora do programa, mas importa aqui reter que continua a aumentar o número de pessoas beneficiárias e que o programa propõe-se atingir as suas metas com vista a atender o maior número de pessoas elegíveis”, reconheceu.  

Executado em parceria com o Banco Mundial, o Kwenda é um programa social inclusivo que pretende alcançar, de forma dinâmica e ascendente, 1.608.000 (um milhão, seiscentos e oito mil agregados familiares) entre Maio do ano de 2020 e Outubro do ano de 2023, e tem um orçamento total de 420.000.000 (quatrocentos e vinte milhões de dólares americanos), para beneficiar directamente famílias vulneráveis em todas as províncias do país.