Governo
10 Novembro de 2021 | 21h11

AUDIÊNCIAS NO PALÁCIO

Banco Mundial vai investir 1.5 bilhões de dólares em Angola

Angola receberá um investimento de 1.5 bilhões de dólares do Banco Mundial para investir na área de infraestruturas, e em projectos ligados aos sectores das águas, agricultura e outros.

O financiamento diz respeito a uma nova carteira de financiamento do Banco Mundial e está previsto para Janeiro de 2022, para cobrir um período de cinco ou seis meses.

A informação foi avançada pelo vice-presidente do Banco Mundial para a região da África Oriental e Austral, Hafez Ghenan, recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, na tarde desta quarta-feira, 10 de Novembro, no Palácio Presidencial, em Luanda.

Hafez Ghenan considera "cada vez mais fortes” as relações entre o Banco Mundial e Angola, com a implementação de "grandes programas económicos”.

"O objectivo é transformar a economia de Angola, torná-la mais diversificada e menos dependente do petróleo. Também, visando ajudar a juventude do país, a nível do Banco Mundial nós apoiamos estas iniciativas do ponto de vista de provisão de investimentos, que são importantes para desenvolver a economia do país na área da agricultura, da irrigação, das telecomunicações e outras áreas afins” disse.

 

O vice-presidente do Banco Mundial para a região da África Oriental e Austral falou igualmente do apoio prestado ao Ministério da Saúde, para aquisição de vacinas, com objectivo de vacinar toda a população, para a retoma do sector económico fortemente afectado pela pandemia.

Na tarde desta quinta-feira, foi igualmente recebido pelo Chefe de Estado, João Lourenço, o vice-presidente da Internacional Finance Corporation, Sérgio Pimenta.

Essa corporação financeira internacional é membro do grupo do Banco Mundial ligado ao sector privado e com fortes perspectivas para investimentos nos sectores agrícola, de energia, telecomunicações, e em pequenas e médias empresas.

"Abrimos um escritório aqui em Luanda há dois anos e estamos muito felizes com as actividades que nós fizemos aqui é estamos a fazer”.

Com o apoio do banco mundial, Sérgio Pimenta disse que puderam chegar ao Presidente João Lourenço e falar dos projectos focados na diversificação da economia e na criação de emprego, principalmente para os jovens e mulheres vulneráveis.

Sérgio Pimenta informou que em dois anos a corporação conseguiu montar uma carteira  de investimento de cerca de cem milhões de dólares com projectos em vários sectores e pretende fazer muito mais em 2022.