Governo
01 Fevereiro de 2022 | 18h02

AUDIÊNCIA

Chefe de Estado informado sobre avanços dos trabalhos no Porto de Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, foi informado sobre os avanços dos trabalhos em curso no Porto de Luanda para a sua modernização, a cargo da companhia dos Emirados Árabes Unidos, DP WORLD.

A informação foi prestada pelo CEO da DPWORLD, Ahmed Bin Sulayem, recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, esta terça-feira, 1 de Fevereiro, no Palácio Presidencial.

Para a modernização do Porto de Luanda, está prevista a construção de um terminal de cruzeiros, de um estaleiro naval, bem a extensão da zona marítima.

Além dos avanços alcançados nos últimos 11 meses de trabalho em Angola, o sultão Ahmed Bin Sulayem falou com o Presidente da República sobre os estudos que estão a ser feitos para avaliar a possibilidade de criação de zonas francas a nível do país.

"Temos estado a trabalhar no Porto de Luanda, mas quanto ao novo investimento isso vai depender da conclusão dos estudos para a construção de zonas logísticas a nível das fronteiras”, disse o responsável, acrescentando que a ideia é facilitar os produtos que entram e saem de Angola através das zonas fronteiriças, para tornar Angola mais desenvolvida e competitiva no sector de carga e logística.

De acordo com Ahmed Bin Sulayem, apenas os estudos poderão determinar as regiões onde serão implementadas as zonas francas e todo processo de desenvolvimento logístico, para tornar o país competitivo a nível dos transportes, importação e exportação.

O CEO da DP WORLD informou igualmente que a companhia está a apostar na formação de jovens angolanos em matéria de novas tecnologias.

"Temos estado a formar muitos quadros angolanos, também reabilitamos uma escola técnica para a formação de técnicos nessas áreas de tecnologia, e estamos bastante alegres em informar que os nossos trabalhadores são pessoas que trabalham arduamente e que se adaptam facilmente às novas tecnologias.