Política
22 Janeiro de 2022 | 09h01

AUDIÊNCIA

NEPAD pretende apoiar Angola nos sectores da energia e águas

A Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) vai apoiar Angola nos sectores da energia e águas, transporte e agricultura, em colaboração com o Banco de Desenvolvimento da África e o sector privado africano.

A garantia foi dada pelo Director Executivo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), Ibrahim Assane Mayaki, recebido na manhã desta sexta-feira, 21 de Janeiro, na Cidade Alta, pelo Presidente da República, João Lourenço.

Ibrahim Assane Mayaki informou que a audiência permitiu uma abordagem global de diferentes projectos nos domínios da energia e águas, agricultura e transportes que serão implementados em Angola.

"Ontem tive um encontro com o ministro de Energia e Águas e também com o ministro de Estado para Coordenação Económica, e o foco deste encontro foi falar de forma específica de como a agência pode ajudar o país no sentido de alcançar a sua agenda de desenvolvimento. E esta manhã, antes do encontro com o Presidente João Lourenço, tivemos um encontro com o ministro das Relações Exteriores, a quem também oferecemos os serviços que a nossa agência pode prestar”, informou.

O responsável falou do problema da escassez de água no continente africano e da importância de haver investimentos prioritários em projectos hídricos que melhorem este quadro.

"Todos os países africanos são afectados pelo problema da escassez de água. A África vive maior escassez em comparação com América, Europa e Ásia. Este problema é resolvido atribuindo-se prioridades em projectos hídricos, aumentando os investimentos no sector hídrico, porque quando se investe no sector das águas, terá repercussões em outros sectores, tais como da saúde, saneamento, agricultura e outros. O problema da água deve ser encarado como um único problema que requer uma abordagem multissectorial, o que temos estado a fazer, apoiando países para essa abordagem”, referiu. 

Ibrahim Assane Mayaki destacou a estreita parceria com a comissária da União Africana para Agricultura e Economia Rural, a angolana Josefa Sancko, por estar bastante sensibilizada também com as questões hídricas.

A NEPAD, uma agência de desenvolvimento da União Africana, tem como objectivo fomentar a integração regional, servir os Estados-membros e comunidades económicas e regionais na implementação das decisões que são tomadas pela Assembleia da União Africana a nível dos Chefes de Estado.