Governo
06 Maio de 2022 | 19h05

AUDIÊNCIA

Angola e EUA avaliam cooperação bilateral

Assuntos ligados ao reforço da cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América (EUA) dominaram o encontro entre Presidente da República, João Lourenço, e a secretária de Estado Adjunta dos EUA, Wesdy Sherman, hoje, 5 de Maio, no Palácio Presidencial. 

À saída da audiência, que durou pouco mais de uma hora, Wesdy Sherman, disse à imprensa que o Governo americano reconhece o compromisso do Presidente João Lourenço em combater a corrupção e criar um ambiente de negócio transparente, que permita alavancar a economia nacional e beneficiar os angolanos. 

No encontro, o Chefe de Estado e secretária de Estado Adjunta dos EUA também avaliaram  aspectos ligados à segurança na região da África Central e da África Austral, bem como analisaram o actual cenário político mundial, particularmente a situação de segurança da Europa e da pandemia da COVID-19 de assolou o mundo.

Wesdy Sherman, que está em Angola desde ontem para uma vista de 24 horas, disse ainda que o Presidente João Lourenço abriu um novo capítulo na luta anticorrupção,  na prestação de contas e na diversificação da economia.  

A governante norte-americana espera que com as eleições gerais, marcadas para o mês de Agosto, Angola continue nesta linha de reformas e os Estados Unidos a vê-lo como um parceiro estratégico para reforçar a cooperação multilateral. 

Nesta visita a Angola, a convite do Estado angolano, no âmbito da parceria estratégica, a secretária de Estado Adjunta dos Estados Unidos fez-se acompanhar da secretária de Estado adjunta norte-americana para os Assuntos Africanos, Molly Phee.