Desporto
09 Agosto de 2022 | 12h08

ATLETAS ANGOLANOS

Campeões africanos de lutas recebidos no Palácio Presidencial

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu no Palácio Presidencial, esta segunda-feira, 8 de Agosto, 28 atletas praticantes de judo, jiu-jitsu e lutas mistas, que conquistaram 67 medalhas em campeonatos africanos disputados este ano em Angola, Argélia e Marrocos.

Durante a cerimónia de recepção dos atletas, foram entregues ao Presidente República duas medalhas e um trofeu, que deixou a mais alta entidade do país orgulhosa, pelas conquistas e por ser um demonstração de que jovens angolanos estão no bom caminho. 

"Caros atletas, constitui para mim uma grande honra, no meu nome pessoal e em nome do povo angolano, receber das vossas mãos estas medalhas que simbolicamente representam todas aquelas medalhas de ouro, prata e bronze, que as três modalidades conseguiram conquistar nos campeonatos africanos, sendo que duas delas, duas das modalidades, judo e jiu-jitsu, conseguiram, portanto, um lugar nos campeonatos do mundo que se aproximam. Este é um orgulho para Angola e uma demostração de que os nossos jovens estão no bom caminho", referiu o Presidente da República. 

De acordo com o presidente da Federação Angolana de Judo, Hermenegildo dos Santos, depois de Angola conquistar lugares cimeiros nos campeonatos africanos da modalidade, com 29 medalhas de ouro, 22 de prata e 16 de bronze, as três modalidades estão apuradas para participar nos campeonatos do mundo, com destaque para Campeonato de Judo que terá lugar de 24 a 29 do corrente mês na Bósnia. 

"No balanço geral, para as competições africanas foram 19 medalhas. Pela primeira vez, conseguimos campeões africanos em todos os calões. Temos um campeão sénior, dois campeões em cadetes e três campeões africanos em júnior. Nós vamos participar agora, no final de Agosto, de 24 a 29 de Agosto, no mundial de cadetes que vai se realizar na Bósnia. Vamos com uma equipa composta por 11 elementos, sendo nove atletas e dois treinadores", explicou Hermenegildo dos Santos. 

Com apenas 16 anos de idade, a mais nova do grupo reconheceu não ser fácil vencer campeonatos internacionais, mas mostrou-se regozijada pelo reconhecimento do Presidente João Lourenço. 

"É uma grande honra para mim saber que o Presidente reconheceu o nosso esforço, o nosso trabalho, porque não é nada fácil conseguir medalhas em campeonatos africanos. São provas muito difíceis!", disse. 

Entre as figuras que assistiram a cerimónia. destacam-se a ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula do Sacramento Neto, e o secretário de Estado para os Desportos, Carlos Almeida.