Economia
01 Julho de 2020 | 14h17

Apresentado no Ambriz projecto de pesca e maricultura

Um projecto de pesca e maricultura foi apresentado Sexta-feira, 26 de Junho, no município do Ambriz, pelo grupo empresarial privado de capital chinês H&S.

Um projecto de pesca e maricultura foi apresentado Sexta-feira, 26 de Junho, no município do Ambriz, pelo vice-presidente do grupo empresarial privado de capital chinês H&S, Chris Kim, aos membros da administração local do Estado e representantes das associações de pescas dessa circunscrição territorial do Bengo.

A iniciativa empresarial que prevê a criação de 60 mil postos de trabalho, envolve uma área de implementação de 3.000 hectares nas áreas da Barra do Dande, Catumbo e Ambriz (lagoas Nganga e Quingombe)e tem o fim estratégico de contribuir para a industrialização do sector pesqueiro nacional, criando uma cadeia de valores, mereceu a aprovação da população local e sobretudo dos cooperativistas pesqueiros.

O referido projecto avaliado em mais de 600 milhões de dólares americanos, prevê também na sua estratégia, a criação de zonas de desenvolvimento económico pesqueiro (ZDEP) e maricultura, o reforço das cooperativas, construção da base para produção, infra-estruturas pesqueiras e das aldeias piscatórias designadas (Vilabela dos pescadores), bem como benefícios sociais para as populações nas áreas adjacentes.

“O governo provincial garante todo o apoio institucional para a implementação do projecto” afirmou o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva que em representação da governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa testemunhou a apresentação.