Governo
06 Março de 2022 | 00h03

ANGOLA VAI GANHAR ESTALEIRO PARA CONSTRUÇÃO DE NAVIOS

A Associação de Desenvolvimento Económico África-Coreia do Sul (AKEDA) vai instalar em Angola um estaleiro naval, para a construção de navios de pequeno, médio e grande porte.

A informação foi avançada pelo secretário-geral da empresa, Chung Si-Woo, recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, esta sexta-feira, 4 de Março, no Palácio Presidencial.

"Os nossos projectos são implementados na Coreia e em outros países do mundo. Então, nós escolhemos Angola, porque nós achamos que é um país viável. É um projecto de construção de uma base naval para a construção de navios de pequeno, médio e grande porte”, referiu.

O secretário-geral da AKEDA revelou que o projecto, avaliado em um bilhão de dólares, prevê empregar cinco mil cidadãos nacionais.

"Esse projecto, numa primeira fase, vai criar cinco mil postos de trabalho para cidadãos angolanos e, futuramente, prevê-se aumentar para oito mil”, esclareceu.

De acordo ainda com Chung Si-Woo, dentro de dois anos o projecto começa a ser implementado no país.

"Primeiramente, vamos para a Coreia, onde vamos trabalhar no projecto todo, vai levar mais ou menos seis meses. Depois de seis meses, nós vamos entrar em contacto novamente com os nossos parceiros da Sonangol que também vão ter que implementar aqui algum projecto, e daí a gente vai acertar”, esclareceu.